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Reconhecimento ao trabalho do administrador em Goiânia

06 de Maio de 2010 às 11:51
Artigo do deputado Ozair José (PP) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 05.05.2010.
* Ozair José  é líder da bancada do PP  na Assembleia Legislativa


Por nossa iniciativa, a Assembleia Legislativa aprovou moção de aplauso ao líder classista Samuel Albernaz, presidente do Sindicato dos Administradores de Goiânia – SINAGO. O objetivo é homenagear a entidade pela conquista de forma definitiva da Carta Sindical. O empenho do Sinago em defender a categoria, não só da Capital como de todo o País, é digna de aplauso e legitima o sindicato como o único representante da categoria em Goiânia. Este é o maior reconhecimento que o Legislativo estadual pode conceder a quem trabalha em prol dos administradores.

A profissão de administrador é relativamente nova e foi criada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data que se comemora o Dia do Administrador.

Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriam as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII. Estas empresas foram as primeiras sociedades anônimas que se tem notícia.

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.

No dia 28 de dezembro de 2000, pelo esforço de alguns abnegados administradores, foi fundado o Sindicato dos Administradores de Goiânia (Sinago), com registro no Cartório do 1º Tabelionato de Registro de Pessoas Jurídicas, Títulos, Documentos e Protestos sob o n.º 188110. Estes administradores, sentindo a necessidade de se ter uma entidade para defender os profissionais, não mediram esforços em fundar o sindicato.

Ao longo deste tempo, o sindicato tem procurado atender aos anseios do administrador; de forma gradativa e planejada. Assim, sem se transformar em apêndice da Previdência Social, oferecerá, em sua sede, uma clínica para cuidar da saúde bucal do associado e sua família, contando, ainda, com um elenco de convênios nas áreas: médicas, odontológicas, de comércio, lazer, hotelaria, entre outras.

No campo da reciclagem profissional o Sinago instituiu a Diretoria de Projetos Especiais para, exatamente, cuidar do desenvolvimento e do aperfeiçoamento do Administrador. A participação em negociações de Acordo Coletivos, assessoria jurídica trabalhista, encaminhamento a emprego, também são destaques relevantes na atuação da entidade, que contará com escritório de apoio informatizado.

Algumas metas do Administrador: zelar sempre pelo prestígio e credibilidade do Sinago, praticando atos baseados em princípios idôneos e saudáveis, com firmeza de propósitos visando sempre o fortalecimento da categoria e bem comum da sociedade.
Utilizar-se da entidade unicamente para atender à finalidade maior de interesse da categoria profissional e crescimento de seus membros e jamais como meio para satisfação ou projeção pessoal.

Contribuir de maneira permanente para a atualização e renovação da entidade, buscando estar em consonância com a evolução e os interesses do País.

Estabelecer e fomentar um clima de confiança, solidariedade e lealdade, no trato interno e externo, como forma de concretizar o vínculo de união e de reconhecimento da Entidade.

Garantir a efetiva participação dos associados na vida do Sinago de forma a tornar legítimas e consistentes as reivindicações de categoria.

Exercitar com habitual esforço, o diálogo e o entendimento na defesa dos interesses de nossa categoria, sem abrir mão dos princípios éticos e morais e dos direitos conquistados.

 


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