Projeto de Helder Valin trata de restrições ao uso de produtos fumígenos
Projeto de lei de autoria do deputado Helder Valin (PSDB),
em tramitação na Casa, estabelece normas suplementares referentes às restrições ao uso de produtos fumígenos. Caso venha a ser aprovado e sancionado, ficará proibida em Goiás a propaganda, por meio de pôsteres, painéis e cartazes, de cigarros e assemelhados nos pontos de venda, ressalvada a exposição do produto, segundo a Lei Federal nº 12.546/2011.
A propositura de Valin proíbe a venda e a doação a menores
de 18 anos de produtos derivados do tabaco e os estabelecimentos comerciais que o fizerem estarão sujeitos a multa de R$ 5 mil, aplicada em dobro em caso de reincidência.
Estabelece ainda outras sanções aos infratores, sem prejuízo das demais sanções aplicáveis segundo a legislação federal. Reza também que é obrigatória a afixação de materiais que informem sobre as leis que tratam da questão, sempre em locais de ampla visibilidade.
“Trata-se de um assunto bastante complexo, de saúde pública, que deve ser regulado com responsabilidade com uma legislação que iniba a oferta, demanda e consumo destes produtos, ao mesmo tempo que conscientize a população sobre os riscos de se fumar”, ressaltou Helder Valin, ao justificar sua iniciativa.
“Outro fator de preocupação que também está diretamente relacionado com a preservação da saúde de crianças e adolescentes é a adição de sabores de frutas vermelhas, chocolate e baunilha, que contribui para a iniciação de menores de idade ao ato de fumar em um momento da vida que ainda não estão capazes de discernir e entender corretamente os consequentes malefícios do tabagismo” frisou.
E acrescentou: “Infelizmente, em muitos varejos de nosso
Estado, existe a venda em prateleiras desses cigarros com forte apelo infantil”. Por fim, o deputado tucano considera importante e oportuna sua iniciativa por entender que um reforço de lei estadual vai contribuir para que, de fato, se institua, em Goiás, uma política robusta de combate e controle do tabagismo.