Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto obriga hospitais a exigirem certidão dos recém-nascidos na alta médica da mãe

27 de Agosto de 2012 às 13:47

Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei de número 5654, de autoria do deputado Iso Moreira (PSDB), que torna obrigatória a exigência da apresentação de certidão de nascimento dos recém-nascidos quando da alta médica hospitalar da mãe.

De acordo com a propositura, caberá aos estabelecimentos de saúde arquivar cópia da certidão de nascimento juntamente com o prontuário da genitora. O prazo estipulado para o arquivamento é de 18 anos. Os hospitais deverão orientar as famílias quanto a esta obrigatoriedade.

Segundo justificativa do parlamentar autor da matéria, o objetivo do projeto é a erradicação de sub-registro de nascimento. “A criança ao nascer em qualquer maternidade ou unidade hospitalar recebe o documento DNV ( Declaração Nascido Vivo). De posse dele, os pais devem ir ao cartório fazer o registro civil. Em muitos casos, isso não ocorre, gerando problemas futuros” afirma Iso Moreira.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.