Começa sessão para entrega do Título de Cidadão e Medalha do Mérito Legislativo
Presidente em exercício, o deputado Helio de Sousa (DEM) declara aberta, no plenário Getulino Artiaga, sessão solene para entrega de Título de Cidadão Goiano ao desembargador José Paganucci Júnior e da Medalha Pedro Ludovico Teixeira ao desembargador Nicomedes Domingos Borges. A iniciativa de homenagear as duas personalidades partiu do deputado Álvaro Guimarães (PR).
Na abertura dos trabalhos, o deputado Nédio Leite (PSDB), que se encontrava presente na sessão, foi convidado à Tribuna por Hélio de Sousa para realizar a leitura do Diploma de Cidadão Goiano ao desembargador José Paganucci Júnior.
Além de José Paganucci e Nicomedes Borges, a Mesa da solenidade foi composta pelos seguintes nomes: o procurador geral do Estado, Alexandre Eduardo Felipe Tocantins, representante do governador Marconi Perillo; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos Hipólito Escher; o controlador geral do Município, Edilberto de Castro Dias, representante do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia.
E ainda o promotor de Justiça Jales Guedes Coelho de Mendonça, representante do Ministério Público Estadual; o presidente da Associação dos Magistrados de Goiás, Gilmar Luiz Coelho; o assessor parlamentar Renato Rassi, representante do senador Cyro Miranda, e o assessor parlamentar José Artur Cardoso, representante do senador Wilder Morais; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção de Goiás, Henrique Tibúrcio e o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Carlos Júnior.
Perfil dos desembargadores
Formado pela Faculdade de Direito Riopretense (Fadir), de São José do Rio Preto (SP), José Paganucci, de 56 anos, chegou ao Tribunal de Justiça goiano após 27 anos dedicados à magistratura. Antes de exercer a função judicante, José Paganucci advogou em Quirinópolis e região de 1977 a 1983.
Na sequência, depois de ingressar na magistratura, Paganucci foi juiz titular das comarcas de Cachoeira Alta, Niquelândia e Itumbiara, onde trabalha desde fevereiro de 1989. Como juiz substituto atuou em Paranaiguara, São Simão, Caçu, Quirinópolis, Bom Jesus, Goiatuba, Panamá e Buriti Alegre. Participou ainda de vários seminários e cursos na área penal, trabalhista e previdenciária.
Nicomedes Domingos Borges foi nomeado desembargador pela vaga do 5º Constitucional no dia 15 de abril de 2013, quando passou a integrar o quadro de associados da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). Natural de Itumbiara, o magistrado tem 60 anos, sendo 15 deles dedicados à advocacia no Sul do Estado.