Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia Legislativa pronta para a posse do Governador nesta 5ª feira

30 de Dezembro de 2014 às 09:34
Crédito: Sérgio Rocha
Assembleia Legislativa pronta para a posse do Governador nesta 5ª feira
Plenário Vazio
A Assembleia Legislativa já está pronta para a programação oficial de posse do governador Marconi Perillo e de seu vice, José Eliton Júnior. A sessão solene acontece nesta quinta-feira, 1º, às 10h30, no plenário Getulino Artiaga. A expectativa é que 700 convidados estejam presentes na cerimônia. O presidente da Casa, deputado Helio de Sousa, vai conduzir os trabalhos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (DEM) acertou todos os detalhes da programação oficial para a posse do governador diplomado Marconi Perillo e de seu vice, José Eliton Júnior, que acontece nesta quinta-feira, 1º de janeiro, às 10h30. 

A população também vai poder acompanhar a cerimônia pela TV Assembleia, através do canal 8 da Net, ou no local, onde foram instalados três telões, sendo dois no saguão principal do Palácio Alfredo Nasser e um do lado de fora, na entrada na Casa.

De acordo com o roteiro de posse estabelecido de comum acordo entre a assessoria do governador eleito e o cerimonial do Poder Legislativo, o Batalhão de Trânsito e a Agência Municipal de Trânsito (AMT) irão cuidar do tráfego na Alameda dos Buritis. Toda a região circunvizinha ao Colégio Ateneu Dom Bosco será monitorada.

A cerimônia de posse segue os passos estipulados pelo Regimento Interno da Casa. A condução dos trabalhos será do presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (DEM), que no início dos trabalhos fará uma saudação às autoridades e convidados. O ritual começa com a leitura dos nomes dos componentes da mesa dos trabalhos. Em seguida, a Banda da Polícia Militar de Goiás executa o Hino Nacional. 

Para assumir o cargo, o novo chefe do Executivo estadual entrega a declaração de renda ao Presidente da Assembleia, faz o juramento e assina o livro de posse. Em seguida, será realizada a nomeação do vice-governador. Encerrando a cerimônia ocorre o discurso do novo governante do Estado.

O Regimento, em seus artigos 167 e 168, estipula ainda que o Governador tomará assento à direita do Presidente do Legislativo, ficando o vice-governador à esquerda da Mesa. O juramento será feito a convite do Presidente, primeiro pelo Governador e depois pelo vice-governador, que assumirão o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis, promover o bem geral e sustentar a integridade do Estado de Goiás".

Os profissionais de imprensa terão acesso ao plenário, pela porta principal, mediante credencial,  com exigência de paletó e gravata para jornalistas do sexo masculino, incluindo fotógrafos e cinegrafistas.

Após o encerramento da solenidade, o governador Marconi Perillo deixa o Palácio Alfredo Nasser, pela porta principal, e segue a pé até a Praça Cívica, onde passará revista às tropas da Polícia Militar.

Trajetória

Eleito pela quarta vez para Governador o Estado de Goiás,  Marconi Ferreira Perillo Júnior, obteve mais de um milhão e seiscentos mil votos, ou seja, 57% dos votos válidos. Nascido em 7 de março de 1963, é o primeiro filho de Marconi Ferreira Perillo e de Maria Pires Perillo e tem três irmãos: Antônio, Vânia e Tatiana. Casado com Valéria Jaime, tem duas filhas Isabela e Ana Luisa. Cursou o ensino fundamental no Colégio Estadual de Palmeiras. Mudou-se para Goiânia aos 15 anos para cursar o ensino médio no Colégio Pré-Médico. Passou em três vestibulares, mas abandonou os cursos por conta do trabalho e da militância política. Em abril de 2012, Marconi concluiu o curso de Direito. 

Na década de 80 Marconi era assessor especial do então senador Henrique Santillo. Durante sua militância se elegeu presidente do PMDB-Jovem e posteriormente presidente da ala jovem em nível nacional. Em 1990 se elegeu deputado estadual (12ª Legislatura).

Em 1992, Marconi Perillo e Henrique Santillo, juntamente com outras lideranças do PMDB, filiaram ao Partido Social Trabalhista (PST). Em 1993, PST e PTR (Partido Trabalhista Renovador) se fundiram criando o Partido Progressista. Em 1994, Marconi Perillo é eleito deputado federal pelo PP.

Em 1998, já no PSDB, saiu candidato a governador com apenas 35 anos, tornando-se então o mais jovem governador do Brasil, quando derrotou Iris Rezende. Reelegeu-se em 2002, no primeiro turno. Em 2006, não concluiu seu mandato, desincompatibilizando-se em 31 de março para concorrer ao Senado Federal. Foi eleito com 75% dos votos.

Em 2010 disputa novamente o Governo do Estado com Iris Rezende, sendo eleito para o terceiro mandato com 1.551.132 votos. Agora recebe mais de um milhão e seiscentos mil votos para governador o Estado pela quarta vez.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.