Doação de Sangue

O presidente Helio de Sousa esteve, agora há pouco, na Unidade Móvel do Hemocentro que está estacionado na entrada principal da Assembleia Legislativa. Ele visitou a unidade e elogiou a iniciativa das seções de Recursos Humanos e Saúde da Casa, uma vez que, como médico, sabe da importância da doação de sangue.
A servidora Roberta Cosac foi a primeira a fazer a doação, logo no início dos trabalhos de coleta de sangue na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 18.
Roberta é assessora do presidente da Casa, Helio de Sousa (DEM), e uma das organizadoras da ação. “É a primeira vez que doo. É bom saber que uma doação pode ajudar três ou quatro pessoas, não custa nada fazer isso.”
O servidor Ademar Ornelas, de 59 anos, disse que é doador desde os 18 anos de idade. “Doar é salvar vidas. Tenho sentimento de dever cumprido com o cidadão”, afirma.
Durante todo o dia, a Unidade Móvel do Hemocentro estará instalada no estacionamento em frente à Assembleia Legislativa, para receber doação de sangue até as 16 horas. Também está no local uma unidade do Corpo de Bombeiros.
No ato da coleta é necessário apresentar um documento oficial com foto. O Hemocentro de Goiás precisa de doações e qualquer tipo de sangue ajuda a salvar vidas. Visitantes da Assembleia e quem estiver circulando pelas imediações também podem fazer doação de sangue.
Condições para ser um doador:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar acima de 50 kg;
- Não estar em jejum
- Dormir no mínimo seis horas na noite anterior à doação;
- Evitar alimentos gordurosos no dia da doação;
- Não ingerir bebidas alcóolicas 12 horas antes da doação;
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.