Ícone alego digital Ícone alego digital

Criança e Adolescente

22 de Maio de 2015 às 08:00
Crédito: Carlos Costa
Criança e Adolescente
Comissão da Criança e Adolescente em Vicentinópolis-Go
Carlos Antonio faz visitas técnicas aos Conselhos Tutelares de Porteirão e Vicentinópolis e contempla os dois com Kit Conselho.

O deputado Carlos Antonio (SD) fez visitas técnicas nesta quinta-feira, 21, aos Conselhos Tutelares de Porteirão e Vicentinópolis, na região Sul do Estado. Entre outras parcerias firmadas, o parlamentar, que é o presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa de Goiás, assumiu compromisso de indicar os dois órgãos para serem contemplados com o Kit Conselho (veículo, computadores, impressora multifuncional, bebedouro e refrigerador).

Carlos Antonio prestou uma série de esclarecimentos aos conselheiros tutelares e autoridades municipais que trabalham na rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente. O deputado solicitou o empenho dos mesmos com vistas a oferecerem denúncias de abuso, bem como de exploração sexual, para serem investigadas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que propôs na Assembleia para esse fim e que começa a funcionar na terça-feira, 26, segundo informou. Tratou ainda de outros assuntos de interesse da categoria.

Porteirão

Em Porteirão, a reunião foi no Plenário José Alves de Carvalho do Palácio Zaqueu Esteves, da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Vitor Veloso (PSB), presidente da Casa. Além dos conselheiros tutelares de Porteirão, participaram conselheiros tutelares de Castelândia e Maurilândia, da Comarca de Maurilândia. Ele saudou a presença do deputado Carlos Antonio e passou a palavra para o presidente do Conselho Tutelar do município, Geraldo Firmino Cunha, que também agradeceu as presenças dos conselheiros visitantes.

Carlos Antonio assumiu compromisso de entregar um kit ao Conselho Tutelar de Porteirão, incluindo um carro, cinco computadores, impressora multifuncional, bebedouro e refrigerador. Assegurou também  que entrará com emenda parlamentar individual, para destinar cheque comunitário para construção da nova sede do Conselho no município.

Ele exigiu a contrapartida da prefeitura em contratar um motorista e destinar área de, no mínimo, 360 metros quadrados, assumindo ainda a mão de obra para a construção da sede.

O prefeito José de Sousa Cunha (PMDB) não compareceu, mas os vereadores presentes - Vitor Veloso, Paulo Carneiro, o Paulinho da Ambulância, e Adão Júnior Pezão - e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Camila Garcia) assumiram compromisso de conseguir a contrapartida da prefeitura.

São os seguintes os conselheiros tutelares que participaram da reunião: Geraldo Firmino Cunha, presidente; Juliete Silveira Martins, Anilda de Paula Silva Terra, Edjan Costa e Djalma Gomes, de Porteirão; Cleria de Carvalho Guerra Lopes e Regimar Maria da Silva, presidente, de Maurilândia; e os cinco conselheiros tutelares de Castelândia: Lucirley Lopes da Costa, presidente; Argemiro Alves Siqueira, Eliene dos Santos Silva, Geralda Maria da Silva e Deliene Juvência.

Carlos Antonio atendeu a reivindicações dos conselheiros de Castelândia e Maurilândia, relacionadas com construção de sede padrão, e agendeu visita técnica nos dois órgãos para 18 de junho próximo, quando já pretende levar o devido encaminhamento das emendas destinando cheques comunitário e reforma para eles.

Vicentinópolis

Em Vicentinópolis, a reunião aconteceu na sede do Conselho Tutelar, no centro da cidade. A presidente do Conselho, Fernanda Borges, abriu a sessão saudando Carlos Antonio e agradecendo a presença das autoridades. Em seguida falou das necessidades do órgão que preside.

Discursou logo após o prefeito José Oliveira Fernandes, o Zé do Neca (PMDB), que falou do otimismo dele diante da crise que ameaça os municípios e destacou o trabalho de Carlos Antonio. "Você só traz prosperidade, através do seu trabalho pautado na solidariedade e humildade."

Carlos Antonio anunciou que vai indicar o Conselho Tutelar de Vicentinópolis para receber um Kit Conselho do Governo Federal, com veículo e demais equipamentos. Enfatizou que o deputado Lucas Vergílio  vai apresentar emenda para contemplar 15 conselhos tutelares de Goiás com o Kit.

O deputado também se prontificou a atender ao Conselho Tutelar de Vicentinópolis, bem como a administração do município, na área de saúde, com cirurgias, remédios de alto custo e medicamentos de modo geral. Orientou o CMDCA a publicar logo o edital da eleição unificada para Conselho Tutelar, que será realizada no dia 4 de outubro.

O parlamentar ainda orientou os conselheiros tutelares a se unirem, organizarem e buscarem conhecimento, especialmente sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "Em cima desse três pilares — União, Organização e Conhecimento — está o sucesso dos Conselhos Tutelares."

Além dos conselheiros tutelares - Fernanda Cassimira Borges, presidente, Naiane Jorge de Oliveira, Lázara Martins Pereira, Rosena Pires de Abreu e Lívia Aparecida dos Santos - participaram da reunião secretários do município e autoridades que trabalham com garantias dos direitos da criança e do adolescente.

Carlos Antonio convidou o representante do Proerd em Vicentinópolis para participar de uma audiência pública na Assembleia, no dia 22 de junho, quando enfatizará a importância do trabalho realizado pelo programa, inclusive com entrega de diplomas para coordenadores do mesmo. O deputado ficou de se empenhar para entregar os Kit Conselhos até o próximo mês de setembro.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.