Mané de Oliveira verifica situação de pescadores na Serra da Mesa
Nesta terça e quarta-feira, dias 26 e 27, o deputado Mané de Oliveira (PSDB), que preside a Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, estará na região dos lagos da Serra da Mesa. Ali moram várias famílias e estão instaladas empresas que hoje sobrevivem da produção do peixe tilápia, atividade que pode ser barrada, o que causaria um sério problema social.
O problema é que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) questiona a continuidade da atividade já que a licença ambiental para a criação da espécie ainda não foi autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O deputado vai conhecer in loco a realidade dessas famílias e dos empresários e os possíveis transtornos ao meio ambiente que a produção da tilápia pode acarretar.
Como presidente da Comissão do Meio Ambiente, o parlamentar pretende encontrar uma solução para o impasse da produção desse peixe, já que os produtores iniciaram a atividade há dez anos e sempre tiveram o respaldo e investimentos do Ministério de Pesca e Aquicultura e licença liberada pelo Ibama.