Presidente da AGM tem expectativa positiva para debate sobre Pacto Federativo
O prefeito de Bom Jardim de Goiás, Cleudes Bernardes da Costa Baré (PSDB), presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), tem expectativa positiva com relação ao seminário que será realizado na manhã desta segunda-feira, 15, no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa, para discutir o Pacto Federativo no Estado de Goiás. “Este será o último debate, haja vista que temos prazo até esta terça-feira, 16, para entrega do relatório na Comissão Especial do Novo Pacto Federativo”, frisou.
Baré está confiante de que alguns avanços sairão do seminário, haja vista que Goiás é o último Estado a realizar o debate, antes da entrega do relatório para discussão na Comissão Especial da Câmara Federal, presidida pelo deputado Danilo Fortes (PMDB-CE).
“Nossa expectativa é de que a repactuação traga muitas mudanças, haja vista que Estados e municípios não suportam mais a sobrecarga tributária”, colocou o presidente da AGM.
Cleudes Baré mostra-se confiante quanto ao Pacto Federativo, lembrando que ele é diferente da Reforma Política que tinha muitas divergências. “Cada um pensava de uma maneira, enquanto o Pacto Federativo é um pensamento comum entre todos os deputados, prefeitos, vereadores e lideranças. No mínimo, esperamos a aprovação da PEC 172, de autoria de Mendonça Filho (DEM-PE), que proíbe o Governo Federal de atribuir novas obrigações aos Estados e municípios sem que ofereça lastreamento financeiro.”