Carlos Antonio faz visitas aos Conselhos de Maurilândia e Castelândia
Presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Antonio (SD) faz visitas técnicas nesta quinta-feira, 18, aos Conselhos Tutelares de Maurilândia e Castelândia, na região Sudoeste do Estado. O parlamentar vai fazer o levantamento das necessidades dos conselheiros nos dois municípios.
A visita em Maurilândia está marcada para as 10 horas, e, em Castelândia, às 14 horas.
Carlos Antonio já visitou a maioria dos Conselhos Tutelares no Estado, em seu primeiro mandato. Atuando como mediador entre Governos municipais, Estadual e Federal, o deputado conseguiu atender à maioria das demandas detectadas.
O resultado prático das visitas técnicas foi aquisição de novos equipamentos e veículos, bem como a captação de recursos para viabilizar a edificação de novas sedes para Conselhos Tutelares. Também foram oferecidos cursos de capacitação destinados aos conselheiros, entre outros.
Carlos Antonio comemora o fato de ter conseguido contribuir para melhorar o funcionamento da grande parte dos Conselhos Tutelares visitados. “Verificamos in loco as reais necessidades dos Conselhos e tomamos decisões com vistas a contribuir para um melhor desempenho desses órgãos na defesa dos direitos da criança e do adolescente.”
O deptuado disse que a visita técnica a Maurilândia e Castelândia atende a uma reivindicação dos conselheiros tutelares nos dois municípios. Ele se coloca à disposição de todos os Conselhos Tutelares para realização de visitas técnicas, para conferir estrutura física e de pessoal, condições de trabalho (equipamentos e transporte), e, também, avaliar o trabalho da rede de proteção à criança e ao adolescente em cada município visitado.
"Registramos os casos que geram maior número de atendimento e os casos em que há violação de direitos. Em cada município, registramos as necessidades de cada órgão e tomamos providências imediatas, para ajudar os conselheiros tutelares na solução de cada um dos casos anotados", frisou o deputado.
Em cada visita, Carlos Antonio presta ainda esclarecimentos sobre a aplicação do dinheiro do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como sobre o primeiro processo unificado de eleição para conselheiro tutelar, programada para o dia 4 de outubro deste ano, quando será conferido, nas urnas, mandato de quatro anos aos novos conselheiros tutelares.