Situação do HDT
O Hospital de Doenças Tropicais (HDT) será a próxima unidade a ser visitada pela Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa. A visita técnica será nesta quinta-feira, 25.
O presidente da Comissão, deputado Gustavo Sebba (PSDB), informa que as visitas têm o objetivo principal de conhecer as reais condições oferecidas pelo hospital.
Gustavo lembra que a Comissão cumpre uma agenda de visitas aos hospitais estaduais para, seguidamente, elaborar relatórios a serem analisados e comparados, no sentido de averiguar a qualidade dos serviços prestados por cada unidade que integra a rede da SES.
HDT
O Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA), fundado em 10 de janeiro de 1977, é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, que é referência para doenças infecciosas e dermatológicas como HIV/aids, tuberculose, meningite, hepatite, tétano, acidentes ofídicos e rábicos, hanseníase, pênfigo, vitiligo, entre outras.
Hospital de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, o HDT/HAA presta atendimento eletivo e de emergência de média e alta complexidade — devidamente referenciado pelos Complexos Reguladores Estadual/Municipal — em Infectologia e Dermatologia Sanitária.
De 1972 a 1976 houve em Goiás uma grande epidemia de doenças meningocócicas provocando uma sobrecarga na demanda dos antigos Hospital Osvaldo Cruz e Hospital do Pênfigo, que não possuíam estruturas para atender toda a população.
Dessa contingência, surgiu a necessidade da criação de um hospital que atendesse pacientes portadores de doenças infecciosas e dermatológicas. Em 10 de janeiro de 1977, foi fundado o Hospital de Doenças Tropicais de Goiânia, da união do Hospital Osvaldo Cruz e do Hospital do Pênfigo. A unidade funciona na Avenida Contorno nº 3.556, Jardim Bela Vista, Goiânia.