Ícone alego digital Ícone alego digital

Pesquisa em Diabetes

15 de Julho de 2015 às 16:09
Dr. Antonio recebe em seu gabinete membros do IAPD para entregar cópia da Lei que torna a entidade de utilidade pública, nesta 4ª-feira.

Líder do PDT na Assembleia Legislativa, o deputado Dr. Antonio recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira, 15, membros do Instituto de Assistência e Pesquisa em Diabetes (IAPD). A reunião aconteceu para a entrega de uma cópia da Lei Estadual 18.908, de 25 de junho de 2015, sancionada pelo governador Marconi Perillo (PSDB), que declara de utilidade pública a instituição, esta que possui sede em Goiânia.

O parlamentar se reuniu com idealizador do projeto que resultou na criação do instituto, o médico endocrinologista Nelson Rassi, e, também, com a coordenadora e o tesoureiro da entidade, Luzia de Castro Ribeiro e Maurício Jerônimo. De acordo com Dr. Antonio, ele havia sido procurado anteriormente para que pudesse apresentar em Plenário projeto de lei que possibilitasse, no Estado, o reconhecimento do IAPD como uma instituição sem fins lucrativos e prestadora de serviços à sociedade.

O deputado explica que, agora que o instituto tornou-se de utilidade pública, ele passará a usufruir de benefícios concedidos pelo poder público, como isenção de alguns impostos e auxílios financeiros. Esses direitos assegurarão a continuidade dos trabalhos, por meio da inclusão de pessoas portadoras de Diabetes em projetos humanitários, no intuito de proporcionar a elas uma melhor qualidade de vida.

Na oportunidade, os representantes pediram ao deputado que ele desse o apoio político necessário para que a associação pudesse obter do poder público uma área destinada à construção de sua sede, que, hoje, funciona em uma sala cedida, temporariamente, por apoiadores do projeto. Dr. Antonio confirmou a parceria e disse que se sente privilegiado por poder ter sido escolhido para representar a causa no Parlamento goiano.

Outro assunto tratado no encontro foi a elaboração do “Estatuto do Diabético”, projeto futuro do instituto em parceria com o deputado Dr. Antonio. Segundo o Dr. Nelson Rassi, “o regimento se tornará uma ferramenta altamente eficaz na luta dos direitos dos portadores de diabetes”. O médico informa que, no Brasil, o diabetes é responsável por um alto índice de mortalidade e hospitalização. Ele pontua, ainda, que já existem informações científicas suficientes para prevenir e evitar complicações da doença.

O IAPD

O Instituto de Assistência e Pesquisa em Diabetes tem como objetivo proporcionar assistência integral e contínua ao diabético; realizar ações preventivas de educação e controle do diabetes e reduzir gastos desnecessários com internações prolongadas. A entidade também trabalha para capacitar médicos clínicos gerais da capital e do interior.

O IAPD surgiu do anseio de um grupo de médicos endocrinologistas e outros profissionais da saúde, liderados pelo Dr. Nelson Rassi, em proporcionar um tratamento digno ao diabético, com bases na Sustentabilidade Social voltada para a saúde. A meta principal da diretoria é tornar-se um grande centro de referência em diabetes no Estado de Goiás, onde o portador da doença possa ter um acompanhamento multidisciplinar.

Segundo Dr. Nelson Rassi, o desafio do instituto é sensibilizar a sociedade, as comunidades, os agentes públicos e as empresas para a importância do projeto e buscar parceria para torná-lo sustentável ao longo do tempo. Rassi elucida, ainda, que a instituição conta com uma agenda anual de ações que envolvem prevenção, conscientização e cuidados. A saber: “Pedalando para vencer o Diabetes”, “Arraiá do Diabetes”, “Dia Mundial do Diabetes” e “Correndo para vencer o Diabetes”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.