Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Entrevista com o secretário Leonardo Vilela continua na programação da TV

17 de Julho de 2015 às 13:54

Continua no ar durante o recesso parlamentar o programa Entrevista da TV Assembleia com o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela. Ele fala sobre o desempenho da Pasta neste Governo Marconi Perillo. O programa pode ser assistido pelo canal 8 da Net ou pelo site da Assembleia Legislativa

Ele abriu a entrevista falando do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, projeto inédito no Brasil, lançado em dezembro do ano passado, que tem entre seus objetivos reunir informações atualizadas e otimizar o planejamento da Saúde do Estado. O projeto visa também facilitar a tomada de decisões estratégicas, consequentes e rápidas, fortalecer o SUS e proporcionar uma efetiva melhoria da qualidade de vida da população.

De acordo com o secretário, o Conecta SUS, que ajuda a direcionar, de forma eficiente, a aplicação de recursos financeiros na área da Saúde, tem atraído a atenção de secretários de outros Estados brasileiros, sendo assim, mais uma vitória do atual Governo. Ele informou que a apresentação do modelo será um dos destaques do 11º Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, que começa no final do mês de julho na Universidade Federal de Goiás.

Ele aprovou a gestão dos hospitais públicos pelas Organizações Sociais (OSs), que foram autorizadas a atuar já no primeiro mandato do Governador. Ele explicou que, dispensada a licitação para contratar serviços, os problemas nas unidades de Saúde começaram a ser resolvidos com mais rapidez. Para o secretário, a eficiência e a qualidade do atendimento foi sentida pela população.

Leonardo Vilela também falou sobre a ampliação das unidades de saúde por todo Estado, com destaque para a inauguração Hospital de Urgências Governador Otávio Lagel (Hugol), em Goiânia, o maior da Região Centro Oeste. O projeto do Hugol, que começou a funcionar este mês de julho, foi elaborado por técnicos que seguiram padrões internacionais exigidos pelos organismos de saúde, o que o tornou o mais moderno hospital de urgências em funcionamento no Brasil.

Ele lembrou que o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) é outro caso de sucesso que consolida Goiânia como um dos centros de referência em Saúde no Brasil.

A expectativa, segundo o secretário, é que até o final do mandato do atual Governo, o Estado de Goiás terá uma atuação exemplar na Área da Saúde. Além do Hospital de Urgências da Região Norte, em Uruaçu, que está com 60% da obra concluída, o Estado contará com mais duas novas unidades de urgência no Entorno do Distrito Federal; cinco Centros de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeqs); e ainda cinco Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.