Presidente Helio de Sousa representa o Legislativo na transferência da Capital
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (DEM), participou, representando o Poder Legislativo, da solenidade de transferência da Capital do Estado. A cerimônia de instalação simbólica dos Podres Executivo, Legislativo e Judiciário, que acontece desde 1983, foi realizada no sábado, 25, data em que a cidade de Goiás completou 288 anos.
O evento, que teve lugar na Praça do Chafariz, foi marcado por discursos que enalteceram a grandeza histórica e cultural da antiga Vila Boa, primeira capital goiana. Em tom poético, o governador Marconi Perillo (PSDB) disse que “falar de Goiás é falar do amor à nossa memória” e afirmou considerar a cidade “a capital das nossas emoções, berço das nossas culturas e das nossas tradições”.
Esta percepção também foi externada pelo deputado Helio de Sousa, que em seu pronunciamento ressaltou que o cuidado com a memória representa o elo que conduz a um futuro melhor. O parlamentar disse que a transferência da Capital revela muito sobre a natureza de seu povo, pois “o goiano sempre volta às suas origens”.
Para Helio de Sousa, a cerimônia simboliza o diálogo da sociedade goiana com sua trajetória de desenvolvimento, amadurecimento e serenidade. “O goiano possui um sentimento de continuidade que permite às instituições a perenidade e a solidez exigida pelo Estado Democrático de Direito”, enfatizou.
O deputado democrata também lembrou que dos Três Poderes da República, o Parlamento é o mais jovem e, disse, ainda, que a Assembleia Legislativa de Goiás tem honrado a história, ao tornar-se cada vez mais transparente, eficiente e acessível às pessoas.
A prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos (PT), enalteceu o trabalho de Helio de Sousa à frente da Casa de Leis, e disse considerá-lo um deputado íntegro e dedicado. A chefe do Executivo municipal elogiou a capacidade que ele tem de dialogar e frisou que a sabedoria dele tem possibilitado uma administração brilhante e eficiente.
Selma Bastos também destacou as diversas obras, resultado de iniciativas isoladas ou de parcerias, que estão sendo feitas pelos cidadãos vilaboenses. Neste sentido, a prefeita ressaltou a união com o Governo de Goiás e disse que, hoje, todos os moradores entendem com clareza os benefícios deste esforço conjunto, que, segundo ela, é resultado de uma visão estadista do governador Marconi Perillo.
Marconi disse que o Governo de Goiás mantém relação respeitosa, altiva e republicana com todos os prefeitos goianos e que o princípio básico da sua administração é o da parceria. “Da presidente da República ao prefeito do menor município de Goiás, nossa determinação é a mesma: estabelecer as parcerias capazes de garantir o crescimento econômico e humano dos goianos.”
Homenagens
Helio de Sousa, que já foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera no grau Grande Oficial, foi promovido recebendo a de grau Grã Cruz. Esta, que é a mais alta honraria do Estado, tem a finalidade de agraciar pessoas físicas e corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes que, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, recomendem o reconhecimento do Estado de Goiás.
Os deputados Marquinho Palmerston e Gustavo Sebba, do PSDB, Simeyzon Silveira (PSC), Zé Antônio (PTB), Jean (PHS), Santana Gomes (PSL), Sérgio Bravo (Pros), Lissauer Vieira (PSD) e Virmondes Cruvinel (PSD), estiveram presentes e receberam a condecoração no grau Grande Oficial.
O presidente Helio de Sousa disse que a homenagem representa reconhecimento não só à sua figura de deputado, mas ao Parlamento goiano como um todo. Simeyzon destacou que a honraria o fortalece para continuar trabalhando em busca do bem comum. “Eu creio que toda comenda que a gente recebe significa que estamos no caminho certo.”
Para Lissauer, ser agraciado com a mais alta condecoração do Estado em seu primeiro mandato aumenta ainda mais a sua responsabilidade em trabalhar por Goiás. Também em sua primeira legislatura, o deputado Santana ressaltou o seu sentimento de honra em ter sido homenageado na solenidade.
Na oportunidade, Marconi Perillo também entregou a honraria ao Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Cândido de Melo Falcão Neto, ao ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, a embaixadores de sete países, parlamentares, prefeitos, artistas e representantes da sociedade civil. Coronéis e tenentes coronéis da Polícia Militar do Estado de Goiás também receberam medalhas no grau Ouro, por tempo de serviço prestado.
Visita ao MP
Neste mesmo dia, o deputado Helio de Sousa, outros parlamentares e demais autoridades participaram do ato que regulamenta a transferência dos trabalhos administrativos do Ministério Público para a sede das Promotorias de Justiça da Cidade de Goiás.
A troca simbólica foi feita pelo procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado, e contou com as seguintes testemunhas: governador Marconi Perillo, Helio de Sousa, desembargador Carlos Alberto França, prefeita Selma Bastos e a coordenadora das Promotorias de Justiça do município, Luciene Otoni.
Lauro Machado disse que o objetivo final do MP é sempre o aprimoramento das condutas, em busca de uma nação mais digna e justa para todos. Ele também enfatizou a importância de manter a interlocução do Ministério Público com os poderes e instituições, pois, para ele, “todos são fundamentais para a consolidação da democracia de forma plena”.
A programação de eventos do Governo do Estado na Transferência da Capital teve início na sexta-feira, 24, e foi finalizada no domingo, 26. O regresso do governador Marconi Perillo a Goiânia está previsto para esta segunda-feira, 27.