CPI da Criança faz reunião hoje na sede da SSP-GO, às 15h30
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violação de Direitos da Criança faz reunião nesta segunda-feira, 3, às 15h30, na sede da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), à Avenida Anhanguera, 754, no Setor Aeroviário.
O objetivo é verificar o andamento e procedimentos de investigação para elucidação de denúncias de casos de abuso e exploração sexual infantojuvenil, trabalho infantil e adoção irregular, objeto de investigação da CPI.
Presidente da Comissão, o deputado Carlos Antonio (SD) faz avaliação positiva do trabalho realizado até agora. “Estamos conseguindo avançar nas investigações, à medida que novas contribuições são apresentadas e registradas junto à CPI, criada no dia 27 de maio deste ano.”
Carlos Antonio lembra que a iniciativa da reunião na sede da SSP-GO é da deputada Isaura Lemos (PCdoB), mas garante que todos os deputados-membros têm contribuído efetivamente para o avanço dos trabalhos.
As reuniões da CPI foram suspensas no dia 24 de junho, e estão sendo retomadas hoje. Naquela ocasião, foram agendadas dez audiências regionais no interior do Estado, onde serão ouvidas autoridades locais envolvidas na defesa dos direitos da criança e adolescente, nas cidades de Anápolis, Formosa, Ipameri, Itumbiara, Luziânia e Rio Verde.
Também ficou estabelecido que cada deputado componente da comissão terá direito a apresentar uma lista de convidados que poderão contribuir para a elucidação das ocorrências apresentadas.
A CPI tem como vice-presidente a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). Também compõem a Comissão Isaura Lemos, Lincoln Tejota (PSD) e Jean (PHS).
História
Na primeira reunião ordinária, no dia 3 de junho, foram apontados os nomes das autoridades que atuam na causa da criança e adolescente que serão convidadas a participar das audiências públicas. Na reunião seguinte, no dia 17 de junho, contribuíram com depoimentos a secretária Estadual da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho, Lêda Borges, e o delegado da Polícia Civil do município de Cavalcante, Cristiomário de Sousa Medeiros.
As reuniões ordinárias da CPI da Violação dos Direitos da Criança acontecem sempre às quartas-feiras, no Auditório Solon Amaral, a partir das 9h30.