Ícone alego digital Ícone alego digital

Ação Parlamentar

05 de Agosto de 2015 às 12:32
Crédito: Marcos Kennedy
Ação Parlamentar
Programa Ação parlamentar Dep. Simeyzon Silveira
Simeyzon fala das estratégias da Comissão para o fomento do Turismo e debate sobre novas matrizes energéticas para o Estado.

Em entrevista ao programa Ação Parlamentar, da TV Assembleia, o deputado Simeyzon Silveira (PSC) fala sobre a sua atuação à frente da Comissão de Turismo da Casa, no que tange às estratégias a serem executadas, neste semestre, para o crescimento do segmento em Goiás. A conversa com o apresentador Murilo Santos será exibida a partir das 19h30 desta quarta-feira, 5, na grade da programação.

O deputado defende que o momento é favorável para investir no ramo, pois, segundo ele, é uma das ferramentas que mais movimentam a economia brasileira e uma excelente alternativa para ajudar a vencer dificuldades econômicas que o País vem enfrentando. Para ele, é preciso pensar sempre no turismo como negócio e, portanto, em como tirar proveito de forma responsável das potencialidades de Goiás para o fomento de sua economia.

Após apresentação do Plano Estratégico do Turismo para o ano de 2015 feita pelo presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, em audiência pública de sua iniciativa, realizada no início de junho, Simeyzon diz que está cumprindo uma agenda estratégica para dialogar com prefeitos e representantes de organizações ligadas ao Turismo, no intuito de adequar as demandas ao planejamento feito pela agência gestora do segmento no estado.

Nesta perspectiva, o parlamentar enfatiza que um dos avanços mais importantes conseguidos até agora foi unir as entidades de classe relacionadas ao segmento para trabalharem de forma conjunta. Ele também destaca a criação de uma comissão que tem pensado em estratégias para o turismo em Goiás a curto, médio e longo prazo. Outro avanço, segundo ele, são as discussões acerca da importância de fomentar eventos em Goiânia nos períodos de sazonalidade para a hotelaria.

Energia sustentável

Outro assunto abordado na edição é o desafio universal em se incentivar a discussão de novas matrizes energéticas. Na entrevista, Simeyzon, que é vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia, citou artigo de sua autoria publicado no último dia 30 pelo jornal O Popular, em que afirma ser preciso pensar em novas alternativas de energia sustentável para que as necessidades atuais sejam atendidas sem comprometer a satisfação das necessidades de gerações futuras.

O deputado diz que propagar a cultura da energia renovável, derivada de fontes como a eólica, solar ou de biomassa, é uma tarefa que não pode esperar e que o foco não pode estar apenas na indústria de geradores. Neste sentido, ele destaca que Goiás tem dado os primeiros passos rumo à geração de energia solar, com investimentos milionários em usinas que devem projetá-lo entre os ainda raros geradores desse tipo de energia.

Dentro desta questão, o parlamentar destacou a aprovação do Governo à matéria de sua iniciativa que cria o Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético de Goiás. Ele também informa que, neste semestre, a plataforma será utilizada para reunir entidades ligadas ao setor, cujo objetivo será o de discutir novas matrizes energéticas para o estado.

O fórum também terá a incumbência de encaminhar propostas e outras soluções às autoridades competentes para que as políticas públicas sejam aplicadas e dirigidas no sentido de melhorar, aperfeiçoar, ampliar e fomentar as ideias e projetos referentes ao setor energético. Simeyzon diz estar convícto de que a participação da população, sobretudo em audiências públicas, contribui para avanços nas discussões acerca do tema.

O Ação Parlamentar com o deputado Simeyzon Silveira continuará na programação da emissora ao longo da semana. A entrevista poderá ser conferida na íntegra através do canal 8 da Net e pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.