Violação de direitos
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente ouviu, na manhã desta quarta-feira, 12, quatro depoentes que vão contribuir para os trabalhos da CPI e deliberou requerimentos de seus integrantes.
O presidente, deputado Carlos Antonio (SD), fez balanço positivo das oitivas realizadas. Na oportunidade, foi revelado que mais três casos de abuso sexual contra menores foram denunciados, além dos 14 que já estão sendo apurados no município de Cavalcante. E ainda, informação obtida entre os depoentes aponta que cinco novas denúncias devem ser formalizadas.
As oitivas de hoje com duas conselheiras tutelares de Cavalcante, Evani Soares Souza e Leonildes Gonçalves da Silva, a quilombola residente na comunidade Calunga, Dalila Reis Martins, e o jornalista de "O Popular" Cleomar Almeida foram feitas reservadamente no Auditório Solon Amaral.
“Estamos chegando às vítimas para fazer a denúncia desses outros cinco casos. Perceba que as informações vão nos levando a ter uma linha de trabalho com resultado prático”, disse o deputado.
De acordo com ele, as conselheiras tutelares não só atualizaram sobre o número de casos que estão sendo apurados como também fizeram uma avaliação das razões deste número excessivo de registros de abuso sexual contra menores da comunidade quilombola.
“Tivemos a oitiva do Cleomar Vieira, o repórter de O Popular, que trouxe a motivação da reportagem, o que ele apurou, e o que ele entende quais são as falhas”, comentou.
O presidente da Comissão também explicou porque serão dispensados os depoimentos das crianças. “Elas já deram muitas versões. Em um depoimento, agora, pode haver um lapso memorial que pode mudar o curso da investigação, sem trazer à tona a verdade. É melhor a gente se ater àquilo que está oficializado, até para não constranger as crianças mais uma vez”, encerrou.
Datas
Na reunião desta manhã, foi aprovada a realização de audiência pública no município de Itaberaí, ainda no mês de agosto. Em Goiânia a audiência pública será realizada em data ainda a ser definida.
Convites
Os integrantes da CPI aprovaram convite para as seguintes autoridades prestarem informações à CPI:
- Conselheiros tutelares de Flores e de Colinas do Sul;
- Delegada de Proteção da Criança e do Adolescente de Goiânia, Paula Meotti;
- Delegado titular da 13ª Delegacia Regional de Posse, Jadiel Albert Ribeiro Barbosa;
- Delegado titular da Delegacia de Piracanjuba, Vicente de Paula.
A Comissão aprovou a autorização para a procuradora designada à CPI, Liliana Prudente Cunha, agendar a data para estes nomes comparecerem à reunião da CPI.
Integrantes da CPI
São integrantes titulares da Comissão os deputados: Carlos Antonio (SD), presidente; Delegada Adriana Accorsi (PT), vice-presidente; e Isaura Lemos (PC do B), relatora; Jean (PHS) e Lincoln Tejota (PSD) são os outros dois integrantes titulares da Comissão.
Na composição da suplência estão: Santana Gomes (PSL), Mané de Oliveira (PSDB), Lissauer Vieira (PSD), Valcenôr Braz (PTB) e Bruno Peixoto (PMDB).