Alexânia e Goianésia lideram casos de violação de direitos de criança e adolescente
Alexânia e Goianésia foram os municípios com mais casos denunciados pelos Conselhos Tutelares na primeira audiência pública regional da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes no Estado de Goiás. A estatística foi apresentada na primeira audiência pública da CPI que investiga abusos contra menores, realizada em Anápolis, na segunda-feira, dia 10.
Em Alexânia, os casos foram apresentados pelo conselheiro tutelar Antônio Pereira. Segundo eles, foram registrados 11 casos, no período de 2013 a 2015. “Só em 2015, tivemos quatro casos, sendo um de uma adolescente estuprada por quatro pessoas, cujo inquérito está paralisado”, frisou. Ele assumiu compromisso de enviar relatório detalhando todos os casos à CPI.
Em Goianésia, os casos de violação de direitos de crianças e adolescentes foram apresentados pela conselheira Suelices Rezende. De acordo com ela, entre 2013 e 2015, ocorreram dez casos, sendo quatro de abuso sexual (três praticados por parentes e um por um professor). Frisou que seis casos foram de práticas de atos libidinosos. Suelices também assumiu compromisso de encaminhar à CPI um relatório com todos os casos.
Conselheiros tutelares de Santa Rita do Novo Destino, Petrolina de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Rubiataba, Corumbá de Goiás, Rialma, Gameleira de Goiás, Silvânia, Cocalzinho, Abadiânia, Taquaral, Jesúpolis e Nova América também apresentaram os casos ocorridos em seus municípios.
Todos os conselheiros tutelares assumiram compromisso de encaminhar relatórios dos mesmos à CPI. Eles manifestaram confiança de que a Comissão contribuirá, sim, para redução dos índices de abuso sexual, adoções irregulares, trabalho infantil e outros tipos de violações de direitos de crianças e adolescentes no Estado de Goiás.
A CPI é presidida pelo deputado Carlos Antonio (SD), com vice-presidência da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) e relatoria da deputada Isaura Lemos (PCdoB). A Comissão tem ainda como membros titulares os deputados Lincoln Tejota (PSD) e Jean (PHS).