Seminário na Assembleia hoje busca debater ajustes no calendário do futebol brasileiro
A Subcomissão do Futebol, colegiado da Comissão do esporte da Câmara dos Deputados, com apoio da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Eliane Pinheiro (PMN), realiza nesta sexta-feira, 14, o Seminário sobre “Calendário do Futebol Brasileiro”. O evento será no Auditório Costa Lima da Casa, às 13 horas.
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados é presidida pelo deputado Márcio Marinho (PRB-BA), enquanto que a Subcomissão Permanente do Futebol tem como presidente o deputado Afonso Hamm (PP-RS). Segundo eles, este seminário está sendo realizado em razão da aprovação do requerimento do deputado Marcelo Aro (PHS-MG), propondo a realização de seminários regionais para elaboração do relatório sobre o Calendário do Futebol Brasileiro, no âmbito da Subcomissão do Futebol.
Eles informaram ainda que essa é a terceira etapa desse ciclo de debates sobre o Calendário do Futebol Brasileiro. O mesmo evento já foi realizado este mês em Belo Horizonte (MG), no dia 3, e em Belém, no dia 10. Depois de Goiânia, o seminário será realizado em Fortaleza (CE), no dia 24, e em Porto Alegre (RS), no dia 31, ainda neste mês de agosto.
Além do presidente da Assembleia de Goiás, deputado Helio de Sousa (DEM), e da deputada Eliane Pinheiro, espera-se a participação das seguintes autoridades: Rogério Hamam, secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte; Manoel Flores, diretor de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); André Luiz Pitta Pires, presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF); e Maurício Borges Sampaio, presidente do Atlético Clube Goianiense. Estas autoridades vão compor a mesa dos trabalhos.
De acordo com os organizadores dos seminários, os resultados obtidos nos encontros vão subsidiar um relatório que será apresentado na Câmara dos Deputados com o objetivo de sugerir ações a serem implantadas no curto, médio e longo prazo para ajustes no Calendário do Futebol Brasileiro, conforme as propostas apresentadas nos debates. Cada debatedor terá cinco minutos para sua explanação.