Laboratório de Informática da Casa tem sua primeira aula do Curso Básico de Digitação
O Curso Básico de Digitação, que teve início às 9 horas, foi encerrado agora há pouco no Laboratório de Informática da Assembleia Legislativa. O treinamento, que possui duração de duas horas, é uma iniciativa da Escola do Legislativo e tem como objetivo capacitar os servidores da Casa. As aulas estão sendo realizadas em dois turnos. O próximo será ministrado às 15 horas, no mesmo local.
De acordo com o chefe da seção Pedagógica da Escola, Miguel Gusmão, a aula permite que os funcionários aprendam a desenvolver a habilidade de maneira eficiente, para melhorarem, assim, a sua capacidade de trabalho. Miguel informa, também, que o curso é uma maneira de divulgar a existência do laboratório de informática, que, segundo ele, está disponível para ser uma ferramenta cotidiana de aprendizado do servidores da Assembleia.
O workshop é uma atividade presencial e está sendo ministrado por Fabrizzio Cabral, com o apoio de monitores da seção administrativa da Escola do Legislativo. Conforme Fabrizzio, o nome do programa utilizado é “Doutor Digi”, um curso de digitação teórico e prático, de fácil entendimento, que pode ser obtido na internet em versão gratuita.
Aluna da oficina de informática, a assessora parlamentar, Elizabeth Couto, destaca que um do pontos positivos do treinamento foi aprender a posicionar o seu corpo e suas mãos de maneira correta, para que assim, ganhe qualidade de trabalho e evite lesões futuras. Outro aspecto apontado pela servidora é o ganho de tempo em suas atividades.
A iniciativa
A ação visa atender o interesse público e a pesquisa de opinião sobre capacitação e formação, realizada pela Escola por meio da intranet, que indicou grande demanda na área de informática.
Serão oferecidas 30 turmas, cada uma com capacidade máxima de seis vagas, sendo oferecidas 10 turmas por semana, em três semanas, neste semestre. Nesse período a utilização do Laboratório será dedicada ao curso de digitação.
As semanas previstas para realização do treinamento compreendem as seguintes datas: de 17 a 21 de agosto, 19 a 23 de outubro e 23 a 27 de novembro. Haverá uma turma matutina (9 às 11h) e uma vespertina (15 às 17h). O projeto pretende capacitar até 180 servidores durante este ano.