Desporto Nacional
Aconteceu na manhã desta terça-feira, 18, no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa, o Seminário Estadual que discutiu o Plano Nacional do Desporto. O encontro, de iniciativa da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, proposto pela deputada federal goiana Flávia Morais (PDT), contou com a parceria do deputado Talles Barreto (PTB).
De acordo com os autores da proposta, o principal objetivo desta reunião é de buscar maneiras de incentivo e de valorização do esporte como instrumento de transformação social.
Compuseram a mesa diretora: deputada federal Flávia Morais, que preside os trabalhos e é membro da Comissão do Esporte da Câmara Federal, juntamente com o deputado Talles Barreto, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa e membro da Comissão de Esporte e Lazer da Casa.
Também na mesa o superintendente Executivo de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Goiás, Júnior Vieira, representando o governador Marconi Perillo (PSDB); o presidente do Grupo de Trabalho de Educação Física, Jorge Steinhilber; o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 14ª Região, Rubens dos Santos Silva; o presidente da Federação Goiana de Desporto Escolar, professor Marco Maia; e a presidente do grupo de trabalho do Sistema Nacional do Esporte, Cássia Damiani.
O presidente do Conselho Regional de Educação Física de Goiás e Tocantins (Cref-14/GO-TO), Rubens dos Santos Silva, apresentou as principais reivindicações feitas pela categoria a qual ele representa. De acordo com Rubens, a infraestrutura para as práticas esportivas em Goiás é um dos principais problemas que afetam diretamente a promoção do esporte no Estado.
“Goiás é um dos Estados do Brasil com maior dificuldade no desenvolvimento no esporte, por questões de estrutura física e de equipamentos. Há uma série de itens para que possa ser construída uma legislação nacional que contemple os maiores problemas que afetam o desenvolvimento do esporte no Estado,” declarou o representante dos profissionais de educação física.
Propositora do seminário, a deputada Flávia Morais apresentou também objetivos que serão levados em consideração por parte da Comissão. De acordo com a parlamentar, audiências públicas serão realizadas em todos os Estados, para saber a realidade de cada região, e, assim trabalhar na resolução dos principais problemas.
Ainda conforme a deputada, o esporte deve ser utilizado como ferramenta contra as drogas e a evasão escolar. “Nós sabemos que o esporte é uma boa ferramenta na educação e ainda mais importante no combate a evasão escolar e até contra a drogadição. Precisamos trabalhar para que as condições de prática de esportes sejam levados a todos os municípios e a todas as escolas.”
O deputado Talles Barreto falou que o esporte é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, por isso deve ser promovido em todos os âmbitos, seja por saúde, lazer e até alto rendimento.
“Sei da importância que o desporto tem para a formação do ser humano. O esporte mexe com o corpo, com a alma e com a mente das pessoas. É preciso buscar maneiras de promover e melhorar a área de esportes. Seja no ensino ou nas atividades de alto rendimento essa discussão com a classe e com a população é muito importante”, destacou o parlamentar.
A presidente do grupo de trabalho do Sistema Nacional do Esporte, Cássia Damiani, apresentou tarefas e ideias para o plano que está em construção. “O plano não nasce pronto. A escola ainda é o espaço mais importante para o crescimento da cultura esportiva na cabeça de crianças e jovens.”
Segundo Cássia, o esporte contribui para o desenvolvimento da nação em todos os aspectos.