Lissauer Vieira propõe homenagem a empreendedores radicados em Rio Verde
O deputado Lissauer Vieira, líder do PSD, propôs título de cidadania goiana a dois paulistas radicados no município de Rio Verde: Sebastião Lázaro Pereira, reitor da Universidade de Rio Verde (UniRV), e Antônio Chavaglia, presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo).
A proposta foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa e a data da solenidde ainda será definida. De acordo com o deputado, as duas personalidades contribuem diariamente para o crescimento de Goiás, portanto, “nada mais justo que conceder a eles este título honorífico”.
Sebastião Lázaro Pereira
Sebastião Lázaro Pereira, conhecido em Rio Verde pelo apelido de Tatão, nasceu em Ribeirão Preto (SP), onde concluiu os ensinos fundamental e médio. A graduação em nível superior foi realizada na Universidade Estadual de Minas Gerais, com o curso de Engenharia Elétrica, que finalizou em 1986, ano em que se mudou para Rio Verde.
Foi funcionário da Prefeitura, em 1987, como diretor da Secretaria de Obras. No mesmo ano assumiu a carreira de magistério começando a lecionar na Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (Fesurv), que em 2003 foi credenciada como Universidade. Em 2000 fez Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), e em 2001 iniciou Doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP, concluindo em 2003.
Em 2012 foi eleito pela primeira vez ao cargo de reitor da UniRV, com mais de 70% dos votos válidos. Ali implantou os cursos de Odontologia e Engenharia Civil no Campus de Rio Verde e o curso de Engenharia Ambiental no Campus de Caiapônia, sendo o primeiro da área da Engenharia na referida cidade.
Tatão também implantou o primeiro curso de Medicina instalado no interior goiano. Ainda em 2012 começou a ser idealizado, dentro do Projeto de expansão da Universidade, o curso de Medicina em Aparecida de Goiânia, processo que foi concluído em 2013.
Atualmente, como reitor da UniRV, Tatão transformou a instituição em um enorme canteiro de obras. Entre os trabalhos realizados em favor da comunidade rio-verdense e região, destaca-se o recredenciamento da Fesurv como Universidade até 2019, tempo máximo permitido por lei.
Antônio Chavaglia
Antônio Chavaglia é natural de Aramina (SP), desde muito cedo iniciou suas atividades agropecuárias no município paulista. Aos 22 anos, em 1968, mudou-se para Goiás, na cidade de Santa Helena, e começou a trabalhar com produção de algodão, em terras arrendadas.
Em 1975, junto a um grupo de produtores rurais de Rio Verde já lutava para resolver problemas de falta de armazenamento e de insumos, fato que motivou a ser um dos fundadores da Comigo no mesmo ano. Na Comigo ele foi conselheiro e depois diretor até 1986, quando assumiu a presidência.
A partir disso a Comigo foi se expandindo cada vez mais. Após ser criada em Rio Verde, a primeira cidade que recebeu mais uma cooperativa foi Santa Helena, e desde então por vários municípios: Acreúna, Jataí, Serranópolis, Indiara, Jandaia, Paraúna, Montividiu, Montes Claros, Iporá, Caiapônia e Palmeiras, respectivamente. Atualmente são mais 6.500 cooperados e 2.200 funcionários.
E suas ações e participações não pararam por aí. Em 1988 ele também foi sócio-fundador da Credi-Rural COMIGO, em 1990 eleito para presidir o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Goiás (OCG), que atualmente é o sistema OCB/SESCOOP-GOIÁS. Nesta presidência ficou durante 17 anos, deixando o cargo em 2011.
Também foi o primeiro presidente da Cocecrer-GOIÀS, entre 1989 a 1992, hoje Credigoiás Central e ainda da Fecop Centro-Oeste/Tocantins, Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Chavaglia também presidiu o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/GoiásS), onde atualmente é conselheiro.
Antônio Chavaglia foi convidado pelo Fórum Nacional da Agricultura (FNA), em 1997, para ser um dos coordenadores do FNA no grupo de milho, soja e sorgo. A partir disso, surgiu o Programa Renda Real em Goiás que contribuiu para o surgimento do Centro Tecnológico Comigo (CTC), área da Cooperativa destinada à pesquisa agropecuária, onde também ocorre anualmente a maior feira de agronegócios do País, a Tecnoshow Comigo.