Segurança Pública
A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) se reuniu, na manhã desta sexta-feira, 21, com titulares e representantes das Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Goiânia e outros municípios goianos. No encontro, realizado no auditório da Escola do Legislativo, os profissionais apresentaram demandas e sugestões que visem o aprimoramento do trabalho realizado em prol desta causa.
Das DCPA’s de Goiânia, estiveram presentes as delegadas Paula Meotti e Fabiana Mancuso Ganga e a escrivã de Polícia, Aliciana Oliveira de Freitas. E, também, os delegados de Porangatu, André Luis de Medeiros, de Luziânia, Marcus Brener Gualbert e Cynthia Crystiane Alves, de Anápolis. Da cidade de Trindade compareceram os delegados Daniel José da Silva Oliveira e Renata Vieira da Silva Freitas.
Os delegados falaram com especificidade sobre os principais problemas enfrentados por eles para o cumprimento de suas atividades cotidianas, como os relacionados à infraestrutura e material humano. Eles também apresentaram à deputada uma série de sugestões que poderão contribuir de forma relevante para os trabalhos.
Dentre elas, foram propostas ações relacionadas à conscientização da população e as ferramentas necessárias para que isso seja feito; capacitação de agentes que atuam na proteção da criança e do adolescente, como policiais e conselheiros tutelares. E, também, iniciativas que visem a melhoria do trabalho conjunto com outras instituições.
Adriana Accorsi avaliou que as sugestões apresentadas na reunião são “extremamente valiosas” e que fará o possível para cumpri-las. Ela disse estar certa de que muitas ações importantes em benefício da causa surgirão desse encontro.
Concurso para Polícia Civil
Na ocasião, a Delegada Adriana apresentou aos colegas de profissão algumas medidas que ela vem tomando na Assembleia Legislativa que visem o fortalecimento da Segurança Pública no Estado de Goiás de uma maneira geral. A exemplo, ela mencionou requerimento apresentado em Plenário no início deste mês, solicitando a realização de concurso público para Polícia Civil, de forma imediata.
No documento, Adriana solicita a contratação de delegados, agentes e escrivães. Ela também reivindica que passem a compor os quadros da instituição agentes administrativos, psicólogos e assistentes sociais para atendimento às delegacias de atendimento à mulher e à criança.
Disque 100 e juizados especiais
A parlamentar petista falou do projeto de lei nº 1711/15, de sua autoria, que está apto para ser votado em Plenário nos próximos dias. A matéria, que teve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), torna obrigatória a fixação de cartazes com informações sobre o Disque Direitos Humanos – Disque 100 - em espaços de grande circulação, como estabelecimentos comerciais, aeroportos, bancos, escolas, faculdades, hospitais, shoppings centers e terminais rodoviários.
A deputada também abordou uma série de solicitações que fez ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Leobino Valente Chaves. Dentre elas, Adriana destaca a criação de juizados da Mulher no interior (especialização já existente na Capital), da criança e do adolescente e da criação de salas de depoimento sem dano.
A deputada informou que depois da sua visita a Leobino, o Judiciário goiano divulgou no início de agosto a criação de Juizados Especiais da Mulher no interior. A comarca de Rio Verde será a primeira a contar com a especialização, seguida pelas cidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Jataí e Luziânia.