Projeto de Lissauer Vieira altera lei autorizando redução do ICMS para produtores rurais
De autoria do deputado Lissauer Vieira (PSD), tramita na Assembleia Legislativa, com aprovação preliminar da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), projeto de lei n° 2760/15, altera a Lei 13.453/99, que autoriza a concessão de crédito outorgado e de redução da base de cálculo do ICMS para produtores rurais.
A propositura trata de medida de desoneração do ICMS em setor fundamental para a economia do Estado de Goiás, qual seja, a do Agronegócio. Atendendo à demanda de entidades do setor, a desoneração no imposto incide sobre o óleo diesel, combustível essencial para movimentar toda estrutura de preparação e cultivo no campo, trará novos ares na impulsão do produtor rural rumo à saúde comercial.
Através de estudos do Instituto de Economia Agrícola (Imea), da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), comprovam que a redução do ICMS do óleo diesel ajuda o produtor. Este estudo foi um dos argumentos utilizados para reforçar o acordo entre o Estado de Mato Grosso e o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindpetróleo), para redução do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) do óleo diesel.
Lissauer salienta, que em Goiás a elevada tributação sob o óleo diesel vem causando custos a mais na produção agrícola, e em consequência gerando alimentos mais caros para nossa sociedade, assim, uma forma de se evitar isto é a desoneração desta carga tributária, onde que por diversos estudos tal ação não gerará perda de receitas ao cofres do Estado, tendo em vista que se compensa em outras ações como o aumento do consumo e produção.