Oposição pede derrubada de veto à matéria que cria semana de combate ao câncer
Durante discussão de matéria na Ordem do Dia da sessão que é realizada neste momento no plenário Getulino Artiaga, os deputados Luis Cesar Bueno (PT) e Bruno Peixoto (PMDB) se manifestaram contra o projeto 4391/13, enviado pelo governo, cujo teor veta integralmente o autógrafo de Lei nº 255, de 29 de outubro de 2013, que institui a semana estadual de prevenção do câncer e colo de útero.
Luis Cesar chamou de “ousadia” o governador dizer que a Casa não tem competência para tratar da matéria, e sim o poder Executivo. “Gostaria que o líder do governo chamasse o chefe do gabinete civil para vir aqui dizer o que um deputado pode fazer. Tenho vergonha de votar num projeto como esse, que propõe o veto. Este projeto rasga a Constituição Brasileira, a Constituição Estadual e o diploma dos deputados”, enfatizou.
O deputado Bruno Peixoto também ocupou a tribuna e disse que os parlamentares votaram favorável ao projeto nas comissões e em plenário. “Não geramos despesa ao Estado. Só benefícios à população. O projeto só foi vetado porque pertence a um deputado que foi de oposição”, disse o parlamentar. José Vitti, líder do Governo, libere a situação para votar não pela derrubada, mas em favor do povo goiano. "Que a semana Estadual de Combate ao Câncer de Colo do Útero seja criada”, disse.
José Vitti disse que todos os deputados são a favor da criação da Semana de Combate ao Câncer, mas informou que o projeto não se restringe a essa criação e que ele não poderia ser aprovado porque gera despesas ao Governo, o que tira a prerrogativa do Parlamento.