Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de Virmondes cria prevenção a roubos e comércio ilegal de bicicletas

03 de Setembro de 2015 às 16:22

De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (PSD), tramita na Assembleia Legislativa projeto n° 2884/15 que cria o sistema estadual de prevenção ao furto, roubo e ao comércio ilegal de bicicletas no Estado de Goiás e dá outras providências.

Dentre as medidas que farão parte deste sistema serão implantadas as seguintes ações:

1-      Estímulo à identificação das bicicletas pelos respectivos proprietários;

2-      Divulgação da importância da identificação;

3-      Facilitação da comunicação de furtos e roubos de bicicletas.

Além dessas medidas a serem tomadas, os estabelecimentos que comercializam bicicletas deverão fazer constar nas notas fiscais de compra o número de série, de forma a identificar o produto adquirido. No caso de venda para terceiros, à pessoa física no ato da venda deverá emitir um recibo onde conste o número de série da mesma. A ausência do número de série não impedirá o registro da ocorrência.

As bicicletas são meios de transporte eficiente e menos poluente, a cada dia a população se conscientiza e há estímulo por parte do Governo do Estado para uso cada vez maior das bicicletas para a locomoção dos indivíduos, quer seja para o trabalho ou atividades rotineiras.

Neste sentindo, frente a ocorrência de furtos e roubos, bem como do comércio ilegal e receptação deste modal de transporte, surge a premente necessidade de mecanismos legais para combater esse problema.

Virmondes enfatiza, “partindo do preceito constitucional vemos que há para os Estados a competência comum na tratativa de matérias concernentes a segurança no trânsito, pensando em todos os seus aspectos”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.