Diretores participam de audiência sobre norma de credenciamento de Escolas do Governo
A Assembleia Legislativa, através do diretor da Escola do Legislativo, Carlos Henrique Santillo, o chefe da Seção Pedagógica, Miguel Gusmão e o chefe da Seção Administrativa, Hernesto Lins, participaram na manhã da última segunda-feira, 31, da segunda Audiência Pública para discutir a Proposta de Resolução que normatizará o credenciamento de Escolas de Governo no Sistema Educativo de Goiás.
Promovido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil, o evento contou também com representantes de Escolas do Governo, do Tribunal de Contas dos Municípios, da Polícia Civil e da da pasta da Saúde. A audiência foi realizada na sede da Escola Superior da Polícia Civil, localizada no Jardim Bela Vista, em Goiânia.
De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria Ester Galvão de Carvalho, a Resolução fará com que as Escolas que atuam na capacitação e formação de agentes públicos, saiam da dependência de instituições de ensino superior, que são contratadas para certificar seus diplomas ou certificados.
“A intenção é dar maior autonomia a estas escolas, que passarão a fazer parte do Sistema Educativo de Goiás, juntamente com as escolas públicas e particulares e instituições de ensino superior”, explicou. Ester Galvão lembrou que a Resolução terá força de lei para o Sistema Educativo de Goiás.
A partir da Resolução, que ainda está sendo elaborada e passará pela aprovação do Conselho, as Escolas de Governo poderão ser credenciar junto ao CEE para ter o poder de certificação, o que contribuirá para fortalecer essas instituições. O professor Antônio Cappi é o conselheiro que preside a Comissão responsável pela elaboração da Proposta de Resolução e o conselheiro Ítalo de Lima Machado, o relator da matéria.
O diretor da Escola Superior da Polícia Civil e anfitrião da audiência pública, Daniel Diniz Adorni, informou que a instituição será inaugurada oficialmente pelo governador Marconi Perillo (PSDB) no dia 25 de setembro. Na oportunidade será ministrado na instituição, um curso pelo LIDE, organização que reúne empresários de todo o País. “Nosso grande desafio é nos tornarmos modelo de gestão e de qualidade na área de ensino policial”, afirmou o diretor.
A primeira Audiência Pública que debateu a Proposta de Resolução para normatizar o credenciamento de Escolas de Governo no Sistema Educativo de Goiás foi realizada no dia 1º de julho desse ano.