Ícone alego digital Ícone alego digital

Gustavo Sebba critica limitação de testes de compatibilidade de doação de medula óssea

02 de Setembro de 2015 às 15:36

Ao discursar no Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 02, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) criticou Lei federal que limita em 12 mil o número de testes de compatibilidade que podem ser feitos em doações de medula óssea em Goiás.

Segundo ele, hoje o estado possui 178 mil pacientes precisando deste tipo de doação para salvar as suas vidas. A maior demandada é de pessoas com leucemia, linfomas, anemias graves e imunodeficiências.

O parlamentar demonstrou o seu descontentamento com esta Lei e pediu apoio dos demais deputados, da Câmara Federal e do Senado, para que consigam aprovar uma modificação urgente. “O Governo Federal não paga mais de 12 mil testes. É um absurdo que ele faça isso quando temos uma fila de espera com 178 mil pacientes. É um descaso com a saúde pública”, afirmou.

Gustavo Sebba também convidou para a campanha que acontecerá das 8 às 16 horas, no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), nesta quinta-feira, 3, cujo objetivo é o de conseguir o maior número de doações possíveis, tendo em vista que, segundo ele, a unidade de saúde se encontra desabastecida. “Goiás está entre um dos estados brasileiros com um dos piores índices de doação de sangue. Precisamos mudar isso com urgência”, enfatizou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.