Gustavo Sebba critica limitação de testes de compatibilidade de doação de medula óssea
Ao discursar no Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 02, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) criticou Lei federal que limita em 12 mil o número de testes de compatibilidade que podem ser feitos em doações de medula óssea em Goiás.
Segundo ele, hoje o estado possui 178 mil pacientes precisando deste tipo de doação para salvar as suas vidas. A maior demandada é de pessoas com leucemia, linfomas, anemias graves e imunodeficiências.
O parlamentar demonstrou o seu descontentamento com esta Lei e pediu apoio dos demais deputados, da Câmara Federal e do Senado, para que consigam aprovar uma modificação urgente. “O Governo Federal não paga mais de 12 mil testes. É um absurdo que ele faça isso quando temos uma fila de espera com 178 mil pacientes. É um descaso com a saúde pública”, afirmou.
Gustavo Sebba também convidou para a campanha que acontecerá das 8 às 16 horas, no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), nesta quinta-feira, 3, cujo objetivo é o de conseguir o maior número de doações possíveis, tendo em vista que, segundo ele, a unidade de saúde se encontra desabastecida. “Goiás está entre um dos estados brasileiros com um dos piores índices de doação de sangue. Precisamos mudar isso com urgência”, enfatizou.