Programa Opinião
Posse Urbana é o tema do Programa Opinião que está em exibição na TV Assembleia, Canal 8 da Net. A discussão, intermediada pela jornalista Luciana Martins, recebeu a deputada Isaura Lemos (PCdoB), Roni Barbosa, ex-secretário de Habitação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, e Murilo Mendonça, diretor da Agência Goiana de Habitação (Agehab).
Ao iniciar o programa, a repórter lembrou episódios, ocorridos em Goiânia, envolvendo posseiros urbanos e a Polícia Militar, aos exemplos do Jardim Botânico, Nova Esperança e Parque Oeste Industrial. Roni Barbosa, líder do Movimento Popular pela Moradia e que participou praticamente de todos eles, disse que, quase sempre, “os posseiros entram com as costas e a polícia com o cassetete”.
Isaura Lemos, fundadora do Movimento de Luta pela Casa Própria (MLCP) e presidente da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, lembrou que aconteceram importantes avanços nas políticas de moradias, mas que ainda há muito a melhorar. Segundo ela, o déficit de moradia, em Goiás, é de mais de 161 mil famílias, mesmo observando o Estado é o que mais aproveitou o Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
Murilo Mendonça salientou que o Governo Marconi Perillo avançou bastante na área de habitação, sobretudo na questão da regularização fundiária. “A política goiana de regularização fundiária, hoje, é exemplo para outros Estados, inclusive fomos convidados para palestrar em Mato Grosso”, enfatizou. Adiantou que 43 mil imóveis estão em processo de regularização fundiária no Estado.