Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Opinião

02 de Setembro de 2015 às 18:02
Crédito: Carlos Costa
Programa Opinião
Deputada Isaura Lemos e autoridades discutem situação da moradia no Estado
Com participação da deputada Isaura Lemos e convidados, edição aborda avanços e dificuldades na questão da posse urbana em Goiás.

Posse Urbana é o tema do Programa Opinião que está em exibição na TV Assembleia, Canal 8 da Net. A discussão, intermediada pela jornalista Luciana Martins, recebeu a deputada Isaura Lemos (PCdoB), Roni Barbosa, ex-secretário de Habitação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, e Murilo Mendonça, diretor da Agência Goiana de Habitação (Agehab).

Ao iniciar o programa, a repórter lembrou episódios, ocorridos em Goiânia, envolvendo posseiros urbanos e a Polícia Militar, aos exemplos do Jardim Botânico, Nova Esperança e Parque Oeste Industrial. Roni Barbosa, líder do Movimento Popular pela Moradia e que participou praticamente de todos eles, disse que, quase sempre, “os posseiros entram com as costas e a polícia com o cassetete”.

Isaura Lemos, fundadora do Movimento de Luta pela Casa Própria (MLCP) e presidente da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, lembrou que aconteceram importantes avanços nas políticas de moradias, mas que ainda há muito a melhorar. Segundo ela, o déficit de moradia, em Goiás, é de mais de 161 mil famílias, mesmo observando o Estado é o que mais aproveitou o Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Murilo Mendonça salientou que o Governo Marconi Perillo avançou bastante na área de habitação, sobretudo na questão da regularização fundiária. “A política goiana de regularização fundiária, hoje, é exemplo para outros Estados, inclusive fomos convidados para palestrar em Mato Grosso”, enfatizou. Adiantou que 43 mil imóveis estão em processo de regularização fundiária no Estado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.