Ícone alego digital Ícone alego digital

Ação Parlamentar

11 de Setembro de 2015 às 17:40
Em entrevista, José Nelto fala sobre a CPI do Transporte, Agetop e Celg. Programa vai ao ar às 21 horas, pela TV Assembleia e pelo site.

Em entrevista para o a nova edição do Ação Parlamentar, programa exibido pela TV Assembleia, com apresentação da jornalista Fernanda Cândido, o deputado José Nelto (PMDB), comentou sobre os assuntos que tem pautado sua atuação na Casa. Um deles é a solicitação que fez para que o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, compareça à Assembleia para dar explicações sobre suspeitas que foram levantadas contra o órgão.

O parlamentar falou também sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o transporte intermunicipal em Goiás e sobre a situação da Celg. Em sua opinião, o Governo estadual e o Governo Federal fizeram uma parceria para entregar a companhia energética para a inciativa privada.  

De acordo com José Nelto, a Operação Compadrio, que investiga supostos crimes cometidos contra a administração pública estadual, principalmente a Agetop, apresentou denúncias graves de pagamento de propinas e superfaturamento de obras. O deputado comparou o caso ao que está ocorrendo na Petrobrás, onde a Polícia Federal investiga inúmeras denúncias de corrupção.

“Jayme Rincón ficou de vir duas vezes e não veio. Ele tem de explicar o que está ocorrendo em sua pasta. Para convocá-lo nós utilizamos a Lei de Acesso à Informação, uma norma federal que garante a todo cidadão ter acesso a informações sobre órgãos públicos. Nós pedimos à Agetop informações sobre contratos acima de R$ 1 milhão e aditivos”, explica o deputado.

José Nelto afirma que o presidente da Agetop já pode ser considerado "um fora da lei", por se recusar a atender à solicitação. “Agora fizemos o mesmo pedido ao Governador, que tem dez dias para nos fornecer as informações. Se não fizer isso, também passa a ser um fora da lei”, frisa.

Com relação à CPI do Transporte Intermunicipal, José Nelto diz que a Comissão quer investigar porque há 50 anos o governo estadual não realiza licitação para o serviço. “Fui informado por um promotor do Ministério Público Estadual que se uma nova concorrência for aberta, o Estado vai arrecadar mais de R$ 1 bilhão. Dinheiro que poderá ser investido em saneamento básico, saúde, educação e diversas outras melhorias para a população goiana”, assinalou José Nelto.  

O Ação Parlamentar estreia hoje na TV Assembleia, canal 8 da Net, às 21 horas. Também pode ser assistido no portal.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.