Renato de Castro prestigia Cavalgadas de Jaraguá

19 de Maio de 2016 às 16:31

O deputado Renato de Castro (PMDB) acompanhou no último final de semana as tradicionais Cavalhadas em Jaraguá. Entre as autoridades presentes estava o deputado federal Jovair Arantes.

As apresentações das lutas entre cristãos e mouros lembram a ocupação moura na Península Ibérica (século IX a século XV).

No Clube das Cavalhadas, dois exércitos com 12 cavaleiros cada, se apresentaram encenando a luta marcada também pela belíssima forma de se vestir dos cavaleiros e seus animais bem ornamentados.

A festa seguiu um termo de ajustamento de conduta firmado entre o Ministério Público e os organizadores do evento que proibia, por exemplo, som automotivo e a soltura de fogos. Os mascarados foram proibidos de estourar bombinhas, o que contribuiu para uma apresentação tranquila.

Pirenópolis

Em Pirenópolis o deputado e o prefeito Nivaldo Melo acompanharam a última novena do Divino Espírito Santo e o sorteio do próximo imperador. A celebração antecedeu a abertura das Cavalhadas de Pirenópolis, que começaram no último domingo e terminaram nesta terça-feira, 17.

Como nos anos anteriores, as Cavalhadas atraíram olhares de uma multidão. A batalha entre Mouros e Cristãos, encenada em Pirenópolis, é conhecida mundialmente pela beleza do evento.

No dia 26 deste mês acontece a missa de entrega da Coroa e posse do novo imperador na Igreja Matriz.