Evento da Ansrehl em Aracaju sugere políticas de gestão de pessoas
Presidente da Associação Nacional dos Servidores Públicos em Recursos Humanos dos Legislativos Estaduais (Ansrehl), Jacqueline Nasiazene Lima fez avaliação positiva do evento nacional da categoria realizado em Aracaju, neste mês de junho, em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
“As palestras e os debates foram realmente enriquecedores”, frisou Jacqueline, servidora da Assembleia Legislativa de Goiás, ressaltando que a discussão se deu em alto nível e que a troca de experiências superou suas expectativas.
“Através da Carta de Aracaju, elaborada no dia 1º de junho, durante o encontro, estamos sugerindo que as Assembleias Legislativas formalizem suas políticas de gestão de pessoas, através do planejamento estratégico de conformidade com suas particularidades, para que sejam apresentadas no próximo encontro”, frisou.
A presidente da ANSREHL destaca as participações dos representantes de Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Matogrosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e o anfitrião Sergipe. Ela lembro que foram abordados diversos temas, como Projeto de Lei Complementar – PLC 257/2016, que trata de impactos no Legislativo (plano de carreira, desafios e incertezas, eis o horizonte da política salarial dos servidores públicos no cenário nacional).
Os palestrantes foram o deputado Georgeo Antônio Cespedes Passos, da Alese; Programa de Aposentadoria Incentivada pela Lei nº 4567, de 23/04/15, com Marlene Figueira da Silva, diretora-geral de Recursos Humanos da Assembleia do Matogrosso do Sul.
Também no temário do evento: “Previdência Complementar, Andamento do Processo nos Poderes Legislativos"; Programa de Bem Com o Amanhã, Projeto de Acompanhamento e Preparação para a Aposentadoria: Maria Margarida F. Novaes, superintendente de Recursos Humanos da Alepe; e Suzana Diniz S. Pessoa, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano da Alepe; Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas: Theophilo Moreira Pinto Neto, diretor de Recursos Humanos da Assembleia de Minas Gerais; e, por último, Avanços dos Planos de Carreiras nos Poderes Legislativos e Aprovação da Carta da ANSREHL de Aracaju-SE, lavrada na sala 03 da UNIT – Universidade Tiradentes de Aracaju-SE.
Estabeleceu-se a conscientização dos gestores de recursos humanos com relação ao acompanhamento das mudanças e atualização da legislação referente aos servidores do Poder Legislativo no que concerne aos seus direitos; e, em especial, com relação a PL n° 257/2016 e que em cada Assembleia Legislativa houvesse o comprometimento dos parlamentares para que não haja perda de direitos.