Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados repercutem antecipação da eleição da nova Mesa Diretora da Casa

16 de Junho de 2016 às 18:23
Crédito: Marcos Kennedy
Deputados repercutem antecipação da eleição da nova Mesa Diretora da Casa
Coletiva Presidente Helio de Sousa

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 16, em entrevista em Plenário, os deputados falaram sobre a alteração da data da eleição da nova Mesa Diretora da Casa, antes marcada para outubro, e agora antecipada para o próximo dia 30 de junho.

Segundo o presidente da Mesa, deputado Helio de Sousa (PSDB), houve um entendimento da Mesa Diretora e dos demais deputados que poderia se antecipar a eleição sem nenhum prejuízo à Assembleia, pois o mês de outubro será dedicado as eleições municipais. “Concordamos em assinar o Projeto de Resolução que irá para a deliberação dos deputados, e caso seja feita a vontade da maioria, então, nós teremos oportunidade de votá-lo já na próxima semana e sancioná-lo”, afirmou.

Helio disse ainda que comunga da ideia de que seu sucessor será um deputado do PSDB, ficando o pleito entre José Vitti, líder da bancada governista na Casa, e Francisco Oliveira, também filiado ao partido na última janela partidária.

O atual presidente, na oportunidade, não revelou seu voto, e seguindo o Regimento que prevê que o presidente só votará em caso de empate, ele declarou que apenas nessa ocasião manifestará seu voto.

O candidato ao mais alto cargo da Mesa, José Vitti, afirmou que o motivo para a antecipação se deve principalmente a quantidade de pré-candidatos a prefeitos, sendo a eleição da Casa prevista para a mesma semana das eleições municipais. “Nós entendemos que seria difícil aglutinar deputados em Plenário em torno de uma candidatura para composição da nova Mesa Diretora conciliando com as votações de prefeito e vereadores. Achamos por bem antecipar o que facilitaria o processo em ambos os casos”, disse.

Do lado da oposição, o deputado José Nelto (PMDB) garantiu que caso o Regimento Interno da Casa de Leis dá direitos à bancada oposicionista de preencher cargos na Mesa Diretora, a bancada irá exigí-los. Quanto a antecipação, ele afirma que ainda não está decretado a alteração na data que ainda será deliberada mais uma vez em Plenário. “Eu estranho essa pressa porque vamos ter um presidente eleito e outro ainda presidindo pelos últimos meses de mandato. Eu acredito que isso esvaziará o poder do atual presidente”, pontuou Nelto.

O Projeto de Resolução foi aprovada em 1ª discussão e votação na sessão ordinária desta tarde, e seguirá agora para 2ª discussão e votação e, sendo aprovado definitivamente,  efetivar a antecipação da data da eleição da Mesa Diretora da Casa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.