Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidentes José Vitti e Rodrigo Maia renovam parceria entre Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados

02 de Outubro de 2017 às 06:52
Crédito: Ruber Couto
Presidentes José Vitti e Rodrigo Maia renovam parceria entre Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados
Convênio expande atividades da TV Assembleia
Os presidentes da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado José Vitti, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, assinaram acordo de cooperação técnica na quinta-feira, 28 de setembro, para renovação do contrato que permite a transmissão da programação da Rede Legislativa pela TV Assembleia de Goiás. O ato foi realizado na residência Oficial do presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília. Para José Vitti, o convênio reforça o projeto de modernização da emissora legislativa. "Através desta parceria com a Câmara Federal daremos um impulso maior para que o cidadão acompanhe mais de perto a atuação do deputado que ele escolheu para que o representasse neste Parlamento," disse José Vitti.

Goiânia e Região Metropolitana continuarão a ser alcançadas com cobertura do sinal aberto e digital da TV Assembleia, que já opera no canal 61.2. Acordo de cooperação técnica para transmissão da programação da Rede Legislativa foi renovado entre o presidente deste Parlamento, deputado José Vitti (PSDB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no dia 28 de setembro, em Brasília.

Na prática, o acordo garante a transmissão para o Estado de Goiás, por meio do canal consignado à Câmara Federal pelo Ministério das Comunicações, de toda a Rede Legislativa de TV Digital. Entende-se por Rede Legislativa a transmissão em multiprogramação dos sinais das emissoras da Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Em outras palavras, trata-se da cessão de um subcanal para a transmissão digitalizada da programação regional.

A continuidade deste convênio reforça o projeto de modernização da TV institucional desta Casa de Leis, o qual tem sido desenvolvido e colocado em prática por José Vitti. De acordo com ele, a parceria tem como objetivo principal ampliar e perseguir cada vez mais os ideais de transparência, aproximando o Legislativo estadual da sociedade goiana.

A iniciativa permite que a população participe diretamente do processo de elaboração de leis e acompanhe as decisões tomadas por parlamentares. "Hoje, com a TV Assembleia no Estado de Goiás com sinal aberto e digital, e esta parceria com a Câmara Federal, com certeza daremos um impulso maior para que o cidadão acompanhe melhor e de perto a atuação do deputado que ele escolheu para que o representasse neste Parlamento," disse José Vitti.

Por sua vez, Rodrigo Maia ressaltou a importância da integração entre as Casas Legislativas e a Câmara dos Deputados, parceria que ele classifica como uma “diplomacia parlamentar”. "Esta é uma possibilidade de mostrarmos aquilo que a gente faz e de recebermos, também, informação daquilo que fazem as Assembleias Legislativas e as Câmaras de Vereadores, para que possamos, inclusive, ter um encaminhamento, em conjunto, de muitas leis que são feitas a nível Federal, que podem ser replicadas ou ajustadas a nível dos estados e dos municípios ", elucidou. 

O deputado federal Alexandre Baldy (Pode-GO) participou da cerimônia do acordo de cooperação e assinou o convênio como testemunha. Ele teve contribuição importante neste pleito, já que foi a sua interlocução junto à presidência do Poder Legislativo Federal que fez com que o processo tivesse celeridade e prioridade.

O ato também contou com a presença do diretor administrativo desta Casa de Leis, Joel Sant’Anna Braga. Ele informou que está em análise pelo Ministério das Comunicações um total de 20 cidades goianas com processos para abertura de canal aberto, e que estas atuarão como uma espécie de “afiliadas” da TV Assembleia. Somadas à transmissão que já é feita em Goiânia e Região Metropolitana, 80% dos municípios goianos serão alcançados.

Conforme Joel Sant’Anna, em breve, as Câmaras Municipais do interior do Estado de Goiás terão a oportunidade de inserir na grade da programação da TV Assembleia conteúdos de produção local. Ele ressalta que é preciso ter em mente que há custos de instalação, manutenção e responsabilidades de gestão para todos os parceiros.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.