Aberta sessão em homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante
O deputado Lívio Luciano (PMDB) declarou aberta a sessão especial em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante. A solenidade tem lugar no Plenário Getulino Artiga, na noite desta segunda-feira, 30.
Fazem parte da Mesa Diretiva o assessor especial da Governadoria, Giancarlo Said Ribeiro; o secretário municipal de planejamento, Agenor Mariano e o vice-presidente da Igreja Videira, Naor Mendonça Pedroza.
O inicio da sessão foi marcado pela execução do Hino Nacional Brasileiro pela orquestra jovem de Goiânia, sob a regência de Eliseu Ferreira da Silva.
História
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão deflagrado no início do século 16 por Martinho Lutero (1483-1546), na Alemanha. No dia 31 de outubro de 1517, Lutero, que era monge agostiniano, afixou na porta da igreja de Wittemberg, na Alemanha, 95 teses que criticavam a conduta da Igreja Católica, a mais influente na época. Os textos denunciavam a deturpação do evangelho, a venda de indulgências, corrupção e enriquecimento da Igreja.
As teses de Lutero deram origem a uma ruptura com a Igreja tradicional, que culminou na criação do Luteranismo, considerado um movimento protestante ao catolicismo, por isso o nome Protestante.
A base da reforma foi feita baseado em cinco fundamentos que foram chamados de “Solas” que são: Sola Fide (Somente a Fé); Sola Scriptura (Somente as Escrituras); Sola Christus (Somente Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Soli Deo Gloria (A Glória somente a Deus).