Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Lei que torna obrigatório ensino de Ciência Política é aprovada pelo Legislativo

19 de Maio de 2016 às 09:00

A Assembleia Legislativa aprovou em plenário, em segunda e última votação, nesta terça-feira, 17, o projeto de Lei 291/2015, que torna obrigatório o ensino de noções de Ciência Política – como conteúdo transversal, no Ensino Fundamental, e como disciplina, no Ensino Médio – na rede pública no Estado de Goiás. A propositura é de autoria do deputado estadual Lucas Calil (PSL).

A matéria aprovada altera a Lei Complementar nº 26, de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as diretrizes e bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás. De acordo com a nova lei, os sistemas de ensino terão o prazo de três anos para se adaptar à obrigatoriedade da inclusão da disciplina de Ciência Política como disciplina obrigatória no ensino médio.

Segundo Lucas Calil, o currículo escolar do ensino fundamental e médio, seja em sua base comum nacional ou em sua parte diversificada, ainda não contempla o conteúdo que entendemos relevante à adequada formação do cidadão em relação à política.

“Vislumbramos, com a obrigatoriedade do ensino de Ciência Política, que nossos jovens possam ser melhor informados em relação às noções básicas de política, como podemos tomar como exemplo: a noção de Estado, contrato social, de representação política, história do voto, sistemas políticos, partidos e pluralismo político”, defende.

O deputado acredita ser “imperativo” para o adequado exercício da cidadania que estas informações façam parte do currículo escolar da educação de nossos jovens. “Afinal, é na escola, através do contato com os diversos saberes, que se constrói a base para uma consciência autônoma e reflexiva. Formam-se, assim, melhores cidadãos e, deles, uma sociedade melhor”, afirma.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.