Educação Inclusiva

Crédito: Sergio Ricardo Sandes Rocha
Educação Inclusiva
Dep. Isaura Lemos
A deputada Isaura Lemos promove audiência pública sobre educação inclusiva com participação de representantes de várias entidades. O evento acontece nesta 4a.feira, 16, no Auditório Costa Lima.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) por iniciativa da deputada Isaura Lemos (PCdoB) vai realizar na manhã desta quarta-feira, 16, audiência pública sobre Educação Inclusiva. O evento vai ocorrer no Auditório Costa Lima da Casa de Leis às 9 horas.

Segundo a parlamentar Isaura Lemos, professores das redes estadual e municipal de ensino levaram ao seu conhecimento as dificuldades que enfrentam em sala de aula para atenderem às necessidades de formação dos alunos com deficiência física, motora, visual, intelectual e autismo. “Faltam apoio, material didático em tempo hábil e continuidade na formação profissional, cuja responsabilidade é das secretarias de Educação do Estado e dos municípios”, trata.

A rede de ensino especial está conveniada com as secretarias de Educação, mas enfrenta sérios problemas por conta da alta rotatividade na contratação de professores, em sua maioria comissionados. “Mesmo havendo informações específicas, métodos de ensino e materiais didáticos idealizados com a finalidade de levar escolaridade qualificada a esse segmento da população”, afirma.

Diante disso, a deputada estadual tomou a iniciativa de organizar a reunião pública para debater tais problemáticas e dessa forma buscar uma solução junto ao Poder Público. Estarão presentes para debater a temática professores e entidades que representam as pessoas com deficiência. Além deles, o evento também terá a presença de Edilma Sales dos Santos diretora de Relações Públicas da Associação dos Deficientes Visuais de Goiás. Além de debater os problemas constatados nos centros de ensino da Capital, as entidades querem saber como a população dos outros municípios está sendo atendida.

De acordo com Edilma Sales, o maior obstáculo no processo de ensino-aprendizagem dos deficientes é que os professores têm baixa formação na área do ensino especial. Ela lembra que cada tipo de deficiência exige uma abordagem específica, diferente da outra. Destaca ainda, a necessidade do aperfeiçoamento dos cursos de graduação e pós-graduação em Pedagogia, com a inserção de disciplinas que atendam as especificidades da deficiência em questão.

“No caso dos deficientes visuais, por exemplo, uma das ferramentas essenciais de acesso ao ensino é o sistema Braille, enquanto que os deficientes auditivos não podem prescindir da presença do intérprete de Libras, sobretudo se estiverem dividindo a mesma sala de aula com alunos que não têm essa deficiência”, disse.

A vereadora por Goiânia, Tatiana Lemos (PCdoB), e o vereador por Aparecida de Goiânia, William Panda, do mesmo partido também integrarão o grupo de autoridades presentes na eventualidade.