Ícone alego digital Ícone alego digital

Servidor aposentado recebe homenagem da Assembleia Legislativa durante sessão especial

20 de Junho de 2018 às 12:51
Crédito: Carlos Costa
Servidor aposentado recebe homenagem da Assembleia Legislativa durante sessão especial
Sessão especial em homenagem aos servidores aposentados da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
A participação do servidor aposentado na consolidação da imagem do Poder Legislativo foi objeto de sessão especial realizada na manhã desta quarta-feira, 20, no Plenário Getulino Artiaga. O presidente da Casa, deputado José Vitti salientou, em seu discurso, a importância dos serviços prestados pelos aposentados, que muito contribuiram para com os três pilares que marcam o funcionamento da Assembleia Legislativa: eficiência, acessibilidade e diálogo com a sociedade. O Diretor de Gestão de Pessoas, Tasso Honorato, destacou que esta homenagem é o reconhecimento àqueles que ajudaram a tornar este Poder consolidado, transparente e eficiente. Os aposentados receberam, ao final da sessão, um crachá especial.

A Assembleia Legislativa (Alego) realizou na manhã desta quarta-feira, 20, sessão especial para homenagear os mais de 400 servidores aposentados da Casa. Na ocasião, nove pessoas subiram à tribuna do Plenário Getulino Artiaga para receber, simbolicamente, em nome do grupo, os mais de 100 crachás especialmente confeccionados pela Diretoria de Gestão de Pessoas. As novas identificações devem facilitar o livre acesso do referido público às dependências do órgão.

Ao abrir os discursos da sessão, o deputado José Vitti (PSDB), presidente da Mesa Diretora da Casa, enalteceu o trabalho dos homenageados e o comprometimento de cada um deles para a consolidação de uma imagem positiva do Poder Legislativo. “Eu aprendi, ao longa da vida, a valorizar a história e aqueles que contribuíram para que a gente pudesse construir e resgatar a credibilidade e importância do Poder junto a sociedade. Por isso, é de fundamental importância valorizar aqueles que por aqui passaram”, observou.

Vitti ainda destacou a contribuição prestada pelos homenageados aos três pilares que marcam o funcionamento da Casa: a eficiência, a acessibilidade e diálogo com a sociedade e o foco nas pessoas que aqui trabalham. E fez votos para que a cerimônia possa se repetir ao longo dos próximos anos, sendo convertida em dia festivo em prol dos aposentados.

Em entrevista concedida minutos antes da abertura da sessão, o diretor da Diretoria de Gestão de Pessoas da Casa, Tasso Honorato, destacou que o significado real da solenidade vai muito além de uma simples homenagem. “Hoje, o Poder Legislativo reconhece publicamente quem se dedicou a torná-lo melhor. Todos os servidores que estão hoje neste auditório representam a diversidade e a generosidade do povo goiano. A Casa do Povo é feita por pessoas que criaram aqui suas famílias, por meio do trabalho honrado e digno. Os frutos do legado de vocês tornaram este poder consolidado, transparente e eficiente”, pontuou.

E finalizou lembrando história de seu pai, já falecido, que foi diretor da Casa, a quem agradeceu a experiência legada. “Somos todos ligados através da Assembleia Legislativa. Temos um sonho em comum: que esta Casa represente sempre o que há de melhor em nós”, vibrou.

Ele também esclareceu que os demais servidores inativos interessados em adquirirem seus respectivos crachás devem se dirigir à Diretoria de Gestão de Pessoas da Casa para darem entrada na confecção do documento. A solicitação poderá ser feita a qualquer momento, conforme disponibilidade do aposentado.

Mesa de trabalhos

Além do presidente José Vitti, que esteve no comando da sessão, a mesa de trabalhos da solenidade foi composta pelo colega correligionário deputado Helio de Sousa; pelo presidente da Goiás Previdência, Marlene Alves de Carvalho e Vieira, representante do governador José Eliton; pelo diretor Tasso Honorato Reis Júnior; e pelo vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Alego (Sindsleg), Gilberto Moreira.

Ao lado deles, também estiveram presentes a presidente da Associação de Procuradores da Alego, Andreya da Silva Matos Moura; o presidente da União Nacional das Polícias Legislativas, Clayton Moraes Barros; o presidente da Associação dos Policiais Legislativos da Alego, Wagner Alves Arantes; o chefe da Assistência da Polícia Militar na Alego, Major Franco; e a presidente da Associação dos Analistas Legislativos da Alego, Maria Lidia Galvão Sales.

Discursos

Dando continuidade aos discursos da sessão, o vice-presidente do Sindsleg, Gilberto Moreira, subiu à tribuna para expressar a sua alegria e a dos demais membros da entidade que representa quanto à homenagem prestada. "São homens e mulheres que se dedicaram ao longo da vida para construir um Parlamento mais sólido, democrático e eficiente”, disse.

E elogiou a iniciativa da Casa referente aos crachás entregues durante a solenidade. “Os novos documentos simbolizam o legado que cada um deixou aqui. São medalhas dignas para cidadãos honrados, que muitas vezes abriram mão da convivência familiar para darem o melhor de si em nome do povo goiano.", agradeceu.  

Terceiro a se pronunciar, Rivadávia Xavier Nunes, procurador aposentado da Casa, falou em nome dos mais de 400 homenageados na manhã de hoje. Ele lembrou, com detalhes, importantes marcos históricos que culminaram na criação das Casas Legislativas brasileiras, donde se origina a Alego.

“Eu agradeço profundamente ao presidente José Vitti a oportunidade que me foi dada de vir aqui dizer algumas palavras sobre esse Poder, que realmente tem força dentre os demais poderes, porque é constituído, sobretudo, pela vontade do povo. Essa homenagem prestada àqueles que serviram por tantos anos essa Casa é uma homenagem à própria Assembleia, como um todo”, celebrou.

Já Marlene Alves agradeceu, em nome do governador José Eliton, ao presidente José Vitti pela iniciativa. "O governador tem todo respeito pela classe dos servidores aposentados e nada mais justo e gratificante do que reconhecer o trabalho por eles desempenhados durante toda uma vida", iniciou.

E continuou afirmando que a história de um povo, de um Estado ou de um País, só pode ser contada pela voz dos seus servidores. "Neste momento estamos aqui fazendo exatamente isso, contando e comemorando a história do nosso Estado por meio dos servidores que por aqui passaram e fizeram de sua luta o caminho para Goiás se encontrar na posição que hoje se encontra", concluiu.

Última a se pronunciar, a pisicóloga Márcia Noleto também falou em nome dos homenageados desta manhã. Na ocasião, ela, que esteve entre as pioneiras do atendimento psicológico da Divisão de Saúde e Promoção Social da Casa, lembrou, com saudosismo, as experiências e aprendizados compartilhados em sua trajetória na Alego.

“Esse é um momento ímpar na nossa história. Estou certa de que estamos todos agradecidos por termos tido a oportunidade de dar melhor de nós para atingir excelência na proposta de trabalho que nos foi confiada. Pela oportunidade de aprender a arte de educar com as experiências trocadas. Aposentemos o que se esgotou, a falta de perspectiva, a descrença na vida e vamos exercer o ser vivo e compartilhar experiências, multiplicar nossas habilidades, nos aprimorar. Aposentar é ter coragem e dar um breque na vida e pensar sempre com muito humor e positivamente”, comemorou, ao final.

A programação da sessão contou ainda com a apresentação do Coral dos Servidores da Alego, Vozes do Legislativo, e com a exibição de um vídeo institucional, produzido pela TV Assembleia. Nele, os aposentados Francisca Francinetti, Raimundo Gomes Filho (Raimundinho eletricista), Sebastião Pereira (Tiãozinho cinegrafista), médico Carlos Luz, Amaurina Assunção (analista) e João Nascimento (jornalista) falam de momentos históricos vividos na Alego nos últimos 40 anos.


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.