Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral quer que a música sertaneja seja declarada patrimônio de Goiás

05 de Julho de 2018 às 10:31

O deputado estadual Karlos Cabral (PDT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa, apresentou requerimento ao Governo estadual para que a música sertaneja seja declarada patrimônio cultural imaterial do estado de Goiás.

A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, que as comunidades, grupos e indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”. A música se insere num contexto único, pois faz parte da cultura de um povo e ultrapassa os limites do concreto.

Segundo Karlos Cabral, apesar de o estilo musical sertanejo ter origem no interior do estado de São Paulo, foi Goiás que se despontou como berço de grandes cantores e compositores deste gênero musical que fazem sucesso mundo afora.

“Goiás é um capítulo à parte dentro da música sertaneja, pois aqui esse estilo musical encontrou todas as condições para se firmar, criar raízes e propagar uma forte tradição”, comentou o parlamentar. O requerimento solicita que a Superintendência de Patrimônio Histórico e Artística faça os estudos necessários para que a música sertaneja seja declarada como patrimônio cultural imaterial dos goianos.  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.