Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Julio Pina propõe delegacias especializadas no atendimento de crianças vítimas de violência

30 de Março de 2020 às 16:38
Julio Pina propõe delegacias especializadas no atendimento de crianças vítimas de violência

Foi lido em Plenário, no dia 5 de março, o processo legislativo n° 1329/20, de autoria do deputado Julio Pina (PRTB), que dispõe sobre a criação de delegacias especializadas no Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (DPCAs) nos municípios com mais de 100 mil habitantes. A proposta foi encaminhada para a análise do deputado Vinícius Cirqueira (Pros), que é o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Os membros da comissão deverão votar o relatório nas próximas sessões, após o término da quarentena decretada no Poder Legislativo em razão da pandenia do coronavírus.

O texto apresentado no projeto de lei encontra respaldo na Lei de n° 13.431/17 em especial no título IV, capítulo IV, que dispõe sobre a criação de delegacias especializadas no atendimento à criança e ao adolescente vítima de violência, em conformidade com o art. 227, caput, da Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual discorre sobre o princípio constitucional da "prioridade absoluta" à criança e ao adolescente, o qual importa na destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude, o que, por força de lei, abrange a área da segurança pública.

De acordo com a proposta, a criação de delegacias de polícia especializadas terá atribuição exclusiva, notadamente nos municípios de maior porte ou onde que houver maior demanda, contando também com a criação de atendimento integrado, que são espaços multidisciplinares com profissionais capacitados no acolhimento das vítimas, estabelecendo a escuta protegida no qual a criança ou o adolescente tem o seu relato sobre a violência gravado, em um ambiente mais humanizado e com mais critérios para a completa defesa da vítima.

O atendimento especializado objetiva evitar o processo de revitimização da criança ou do adolescente. “A necessidade desse tipo de cuidado é bastante atual, visto que traz muito sofrimento à vítima e retarda a ajuda que precisa ser imediata e adequada. A denúncia em uma delegacia especializada pode retirar uma criança de um ciclo de violência e permitir com que ela cresça de forma saudável. O abuso sexual, os maus-tratos físicos e psicológicos,  a suspeita de exploração, a lesão corporal, o abandono de incapaz e o bullying, são alguns casos que podem ser denunciados”, explica Julio Pina.

Para se tornar lei, a matéria precisa receber o aval das comissões da Casa, ser aprovada em dois turnos pelo Plenário e, posteriormente, receber a sanção do governador.

 

Gabinete Dep. Julio Pina Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.