Lincoln Tejota inclui asfalto de Crixás a Auriverde no Fundeinfra

21 de Julho de 2023 às 13:13
Lincoln Tejota inclui asfalto de Crixás a Auriverde no Fundeinfra

Por intermédio do deputado estadual Lincoln Tejota (UB), uma comitiva de Crixás e outra de Nova América se reuniram nesta quinta-feira, 20, com o secretário de Infraestrutura do Estado de Goiás (Seinfra), Pedro Sales, para debater a inclusão do trecho da GO-156, entre Crixás e o distrito de Auriverde, de 40 quilômetros, nas obras de pavimentação com recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra).

“Um sonho antigo da região, algo inclusive que, por muito tempo, foi difícil até de ser discutido. Mas com o apoio do nosso governador Ronaldo Caiado, queremos sensibilizar os demais membros do Fundeinfra para que essa obra se torne realidade. Fico feliz pelo apoio recebido na Infraestrutura e espero que, muito em breve, logo após a reunião do dia 10 de agosto, possamos anunciar o resultado e mostrar para a população que vale a pena acreditar, que é possível transformar isso em realidade”, disse o deputado Lincoln Tejota.

O objetivo do encontro foi ressaltar a importância da obra para se criar um eixo de interligação de vários municípios da região de Crixás, Norte de Goiás, e dela com outras regiões do Estado.

Durante a reunião foi formalizado, em conjunto, um ofício com assinaturas das principais lideranças representativas da região que estavam presentes, para, segundo elas, justificar a importância da obra. O documento será enviado ao Conselho Gestor do Fundeinfra.

O conselho é composto por dois nomes de cada entidade do setor produtivo: Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Associação dos Produtores de Soja, Milho e outros Grãos Agrícolas do Estado de Goiás (Aprosoja), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e Associação Pro-Desenvolvimento (Adial), além do Governo de Goiás, representado pelos titulares da Secretaria-Geral do Governo (SGG), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e Goinfra. Na presidência, está o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales.

Prefeito de Crixás, Carlos Seixo Brito ressaltou que o asfaltamento da rodovia foi um compromisso de campanha do governador Ronaldo Caiado (UB) e do deputado Lincoln Tejota. “O deputado é da nossa região e está cumprindo com as promessas. É uma pessoa de palavra, um homem trabalhador, que está muito nos alegrando com a busca por esse asfalto, e também valorizando ainda mais a nossa região”, afirmou ele.

De Nova América, o prefeito Cleber Junio disse que a obra é esperada há décadas, e ajuda não só a população do distrito de Auriverde, que pertence a Crixás, mas também para o seu município e os do Vale do Araguaia, Vale do São Patrício e a toda a região Norte. “Obra fundamental para a nossa região, para nós, de Nova América, e para Crixás.”

O secretário de Infraestrutra, Pedro Sales, explicou aos prefeitos de Crixás e Nova América, e a seus vices-prefeitos, Tiago Dietz e Weuler de Souza, respectivamente, vereadores e aproximadamente outras 50 lideranças, como são as etapas e como são estruturadas as obras que serão executadas com os recursos do Fundeinfra. A próxima reunião do comitê será no dia 10 de agosto para essa definição.

Pedro Sales ressaltou a eles e ao deputado Lincoln Tejota que a obra é extremamente viável, do ponto de vista econômico, e tem grande chance de ser aprovada pelos membros e pelo Governo Estadual. Segundo ele, as atividades econômicas da região, sobretudo a mineração, geram recursos suficientes para o custeio da obra. “Para vocês terem ideia, a mineração nas cidades de Crixás e Nova Crixás, só essa atividade paga essa rodovia”, observou o secretário.

Interligação
O deputado Lincoln Tejota, que conhece bem e é representante de vários municípios da região de Crixás, ressaltou que a pavimentação desse trecho da GO-156 concluirá um “atalho” que interligará por asfalto, além das regiões, a GO-164 — conhecida como a Rodovia do Boi e de grande movimentação de turistas que buscam o Rio Araguaia — à BR-153, uma das maiores do País e que dá acesso ao Norte e Sul do Brasil. Segundo ele, esse será outro grande avanço que a gestão de Ronaldo Caiado levará para o Noroeste, Norte e Centro de Goiás.

“Já está sendo concluído Crixás a Nova Crixás, e Uirapuru até Mundo Novo. Concluímos Guarinos até Pilar de Goiás, Nova Iguaçu até a cidade de Santa Terezinha. Então, ficamos muito felizes de saber que a nossa região está ficando interligada”, destacou o deputado.

Segundo Lincoln Tejota, a mobilização dos prefeitos e lideranças dos dois municípios que participaram da reunião em Goiânia e o apoio recebido do secretário Pedro Sales serão importantes para sensibilizar o Conselho do Fundeinfra. “Esse gesto de vocês, com toda a certeza, vai ajudar muito.”

Gabinete Dep. Lincoln Tejota Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).