Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar debate agricultura sustentável em Itarumã e Caçu

28 de Outubro de 2025 às 08:43
Paulo Cezar debate agricultura sustentável em Itarumã e Caçu

Em defesa da agricultura sustentável, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) realizou audiência pública nos municípios de Itarumã e Caçu, no fim de semana.

Com a presença do engenheiro civil e empreendedor Marcelo Borba, foram debatidos os temas segurança alimentar, renda e restauração ambiental. Em tempos de mudanças climáticas, produtores rurais, assentados e integrantes do agronegócio debateram a escassez de recursos hídricos e a degradação dos solos, além de alternativas para o manejo sustentável das propriedades rurais.

“Nós estamos plantando uma semente. A ideia é disseminar a importância de produzir alimentos de forma sustentável”, disse Paulo Cezar, que colocou-se à disposição dos produtores para apoiar projetos baseados na agrofloresta.

Paulo Cezar Martins enfatizou a importância de debater o tema e o motivo de realizá-lo nos municípios, por meio de audiências públicas. “É necessário aplicar as políticas públicas já existentes, para construir novas alternativas de produção sustentável”, disse.

Em Itarumã, a audiência pública foi realizada por reivindicação do prefeito Luiz Henrique e, em Caçu, atendendo a pedido do ex-prefeito Walter Júnior.  

O idealizador do projeto, Marcelo Borba, ressaltou que no agro é preciso ter uma cultura de vida, trabalhar em sintonia com o fluxo natural do planeta e usar os princípios da natureza, da floresta, trazendo isso para a agricultura.

Borba dividiu a sua experiência nas áreas de construção e gestão de shoppings centers. Ele detalhou como foi a construção do Goiânia Shopping e a transformação da região, resultando na criação do Parque Vaca Brava.

“Compartilho hoje uma experiência pessoal, pois ela também permeia nossa atuação atual. Somos empreendedores do Goiânia Shopping. Iniciamos o projeto em 1992. Idealizamos o shopping e o córrego Vaca Brava que atravessava a área teve o terreno preparado para o plantio de árvores. Participei ativamente do plantio, e mobilizamos a cidade para concretizar o projeto, em parceria com a prefeitura da época. Buscamos a prefeitura para, além de revitalizar nossa área, também transformar a área do Vaca Brava, que apresentava uma condição inadequada naquela época”, historiou Borba.

O empresário, que lidera outros projetos ambientais, mostrou a transformação que acontece nas áreas onde existem agroflorestas. “Os benefícios são ambientais e sociais. Como a recuperação de áreas degradadas e aumento da fertilidade do solo, a diversidade de espécies garante equilíbrio ecológico, há geração de empregos e renda no meio rural, entre outros”, arrematou.

 

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.