Ícone alego digital Ícone alego digital

Tramita na Alego projeto que prevê perdão às multas aplicadas em função da pandemia

15 de Junho de 2020 às 17:08

Está sendo analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás o projeto de lei de n° 2659/20, que propõe anistia às multas aplicadas a empresas que descumpriram a regra que proíbe a abertura de comércios e a pessoas físicas que desobedeçam as proibições de circulação, distanciamento, quarentena ou lockdown, enquanto durar o período de calamidade pública declarada pelo Decreto Legislativo 0501, de 25 de março de 2020.    

O autor da matéria, deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), justifica a proposta pela crise de saúde, econômica e social de “gravidade sem precedentes”, causada pela pandemia do novo coronavírus. “O mérito da proposição funda-se no que a pandemia de covid-19 e as consequentes medidas de isolamento social trarão de impacto ao comércio e ao segmento de serviços”. 

Para o parlamentar, a saúde da população deve ser, sempre, a principal preocupação, mas que a saúde financeira das empresas e do Brasil também precisa ser preservada, para evitar ainda mais problemas de ordem econômica quando a pandemia passar. Ele  lembrou que “mais de 30 milhões de profissionais informais, do dia para noite, foram jogados para extrema pobreza porque com a quarentena, por não poderem trabalhar”.

Segundo o deputado, ainda que iniciativas do Governo Federal, como a prorrogação de pagamento de impostos, linhas de crédito especiais, a renegociação de dívidas e a Renda Básica Emergencial, minimizariam os impactos, as receitas do Governo são finitas. E alega ainda que “não é justo que aqueles que contribuem diretamente para a saúde financeira dos estados e municípios, sejam punidos arbitrariamente, sendo comparados muitas vezes a criminosos, pelo simples fato de quererem trabalhar para sobreviver”.

O processo está sendo relatado na CCJ pelo deputado Amilton Filho (Solidariedade).

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.