No Pequeno Expediente, Paulo Cezar Martins pede mudança no protocolo de tratamento à covid-19
Terceiro parlamentar a usar a palavra no Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 1°, o deputado Paulo Cezar Martins (MDB) lembrou que apresentou um requerimento solicitando um protocolo, usado hoje por uma grande equipe de médicos, no país e no mundo, no tratamento da covid-19. Além disso, levou um grupo de pessoas que está estudando este protocolo, utilizando Ivermectina, Hidroxicloroquina e Azitromicina, ao governador Ronaldo Caiado. Segundo o parlamentar, o estado do Pará está utilizando o tratamento, doando o kit de medicamentos à população e já conseguiu, inclusive, retomar o comércio.
Ainda de acordo com Martins, ele não é contra o decreto do Governador, nem contra o uso da máscara e nem duvida da gravidade da doença, mas acredita que é preciso fazer a prevenção. O deputado disse, ainda, que foram enviados recursos para os estados, mas, apesar disso, estão faltando medicamentos e respiradores nos hospitais. Mais uma vez, ele criticou o protocolo que indica que o paciente seja tratado em casa, e que só seja internado quando já for necessário levá-lo para a UTI.
Ele disse que Goiás deveria fazer como os estados do Pará, Maranhão, Rio Grande do Sul e Tocantins, que tomaram decisão de adotar o protocolo, com uso de medicamentos. Ele disse que está recebendo mensagens da população pedindo providências, mas não detém o poder de decisão. E sugeriu formar uma comissão para ir ao governador e pedir a adoção de medidas.