Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes propõe crédito emergencial para ajudar microempresas a sairem da crise

24 de Julho de 2020 às 08:10

O deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania) apresentou projeto de lei, em sessão remota da Assembleia Legislativa de Goiás, que tem como foco instituir a Política Pública de Crédito Emergencial do Estado de Goiás. O parlamentar explica que a proposta faz parte das medidas necessárias para o devido enfrentamento econômico da crise financeira gerada pela pandemia da covid-19.

Segundo o projeto, o objetivo é garantir o acesso de crédito às microempresas e empresas de pequeno porte, cooperativas ou associações de pequenos produtores, além de profissionais autônomos e liberais.

Os limites para financiamento de capital de giro a serem emprestados, de acordo com a proposta, serão definidos pelo órgão estadual competente. A política de crédito proposta prevê pagar as despesas de juros dos empréstimos concedidos por instituições financeiras aos beneficiários, de acordo com os limites previstos pelo órgão estadual competente.

A proposta especifica, ainda, que as receitas da política a ser adotada serão provenientes de dotação orçamentária do Estado e créditos adicionais; contribuições ou doações de pessoas físicas ou pessoas jurídicas, de direito público ou privado, governamentais ou não governamentais, municipais, estaduais, federais, nacionais ou internacionais; e ainda de rendimentos decorrentes das aplicações financeiras dos recursos auferidos e destinados.

O objetivo é restringir os financiamentos ao período em que estiverem em vigor as medidas de restrição de contato social, e até quatro meses após o seu final, no limite dos créditos orçamentários.

Para o deputado Virmondes Cruvinel, a iniciativa quer ajudar fatia do setor empresarial mais atingido pela queda das atividades econômicas. “É preciso estar atento à sobrevivência dos pequenos empreendedores, daqueles que têm poucos recursos disponíveis. Além do impacto na economia do estado, há o impacto nas vidas das pessoas e das famílias. O desemprego e a queda brusca na renda são realidades já sofridas por grande parte da população”, afirma.

A proposição aguarda apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para prosseguimento de sua tramitação na Casa de Leis.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.