Ícone alego digital Ícone alego digital

Consumo de etanol

17 de Julho de 2020 às 13:38
Consumo de etanol
O propósito da lei é fortalecer o setor sucroenergético e a manutenção dos empregos diretos e indiretos dos trabalhadores desse segmento, garantindo a operacionalização do setor em tempos de coronavírus.

O governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), sancionou nova lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira (PSB), denominada “Na hora de abastecer, escolha etanol”. O objetivo é estimular o consumo do biocombustível em Goiás, que é um dos maiores produtores do País no cultivo e industrialização, garantindo assim a operacionalização do setor nesse período de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. A Lei de nº 20.810/20 foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira, 16. 

De acordo com o parlamentar, em razão da pandemia, as unidades produtoras da região centro-sul tiveram uma queda acentuada na comercialização de etanol logo nos primeiros quinze dias de abril e que, portanto, a adoção dessa política estadual visa conter, também, uma possível crise no setor. 

“A implantação dessa política pública emergencial para o setor é extremamente urgente e necessária para evitar o risco de colapso do segmento e manter, ao mesmo tempo, a cadeia produtiva e os milhares de empregos que estão em jogo. Goiás é hoje um dos poucos estados que produz etanol, não só a produção agrícola, mas também a industrialização desse produto. Por isso, queremos com essa lei, juntamente com as entidades que representam essa categoria, promover a geração de emprego e renda em nosso estado”, justificou Lissauer Vieira.

A política pública incentiva ainda o uso do combustível renovável, que é menos poluente na atmosfera, estabelece a importância social e econômica do cultivo da cana-de-açúcar e das inúmeras usinas instaladas no estado e fomenta a economia de Goiás a partir da utilização do etanol. 

O texto prevê ainda que os postos de combustível do estado afixem cartaz visível ao consumidor com os dizeres: “Na hora de abastecer, escolha etanol. Uma política do Estado de Goiás para incentivar o uso do etanol”. A lei tem validade enquanto perdurar o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo n• 501, de 25 de março de 2020, também aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás.

Assessoria de Comunicação da Presidência
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.