Ícone alego digital Ícone alego digital

Acessibilidade e inclusão

10 de Setembro de 2020 às 11:11
Acessibilidade e inclusão
Além da aprovação unânime desta matéria, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) também apresentou outro projeto no início deste mês voltado para a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência.

O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou por unanimidade, durante a sessão ordinária híbrida desta quarta-feira, 9, o projeto de lei de nº 1347/20 de autoria do presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), que visa garantir 10% de estágio em Poderes e órgãos da administração pública estadual, a estudantes estagiários com deficiências. De acordo com o chefe do Poder Legislativo, a matéria está em consonância com o que preceitua o inciso IV do artigo 203 da Constituição Federal, que estabelece a promoção da integração das pessoas com deficiência à vida comunitária. 

“O que queremos com esse projeto é dar a oportunidade aos estudantes que possuem algum tipo de deficiência estagiar nos Poderes e órgãos do Estado, viabilizando, assim, a integração dessas pessoas na sociedade. Vejo que nós, enquanto representantes públicos, precisamos ter uma atenção especial aos portadores de necessidades especiais que, infelizmente, ainda são vítimas de preconceito. Além disso, o projeto também está de acordo com o inciso IV do artigo 203 da Constituição Federal, que promove a inclusão das pessoas com deficiência na vida comunitária”, justificou o presidente Lissauer.

A redação da matéria assinala ainda, em seu artigo 3º, que o descumprimento dessa lei por parte das concessionárias e empresas que recebam incentivos e isenções fiscais pode variar de R$ 1 mil até, no máximo, R$ 5 mil. A sanção será aplicada pelo órgão competente, revertida ao Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fecad). 

O texto aprovado em segunda e definitiva votação pelos parlamentares goianos segue agora para a sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Acessibilidade e inclusão

Ainda neste contexto e reforçando sua atenção especial às pessoas com deficiência (PcD), o presidente Lissauer Vieira apresentou na última semana outro projeto voltado para a garantia da acessibilidade e inclusão social. A matéria (3957/20) estabelece a doação de bicicletas apreendidas pelas Polícias Civil e Militar para entidades de acolhimento e filantrópicas. 

O chefe do Poder Legislativo justificou que o projeto pretende desafogar as dependências das unidades policiais de Goiás e, ao mesmo tempo, suprir necessidades importantes das pessoas com deficiência, uma vez que essas bicicletas poderiam ser recicladas e transformadas em cadeiras de rodas e de banho e, posteriormente, doadas para as pessoas com necessidades especiais que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A matéria segue em tramitação nas comissões temáticas da Casa e, em breve, será apreciada em plenário.

Assessoria de Comunicação da Presidência
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.