Diego Sorgatto sugere restabelecer o cargo de capelão na Polícia Militar de Goiás
O deputado estadual Diego Sorgatto (DEM) propôs, por meio do processo nº 4126/20, a alteração da Lei nº 17.866, de 19 de dezembro de 2012, que fixa o efetivo da Polícia Militar de Goiás (PM-GO). A intenção é restabelecer o cargo de Oficial Capelão da PM, que foi extinto no estado.
De acordo com Sorgatto, capelão militar é um ministro religioso encarregado de prestar assistência religiosa a alguma corporação militar: Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícias Militares e aos Corpos de Bombeiros Militares. “Nas instituições militares existem as capelanias evangélicas e católicas, as quais desenvolvem suas atividades buscando assistir aos integrantes das Forças nas diversas situações da vida. O atendimento é estendido também aos familiares”, explicou o parlamentar.
Além disso, ele sustentou que a capelania militar, também conhecida como capelania castrense, “é de extrema importância no meio militar, pois contribui na formação moral, ética e social dos integrantes das unidades militares em todo o Brasil.”
A proposta encontra-se em análise na Secretaria de Apoio Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).