Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados candidatos

18 de Setembro de 2020 às 13:00
Crédito: Divulgação
Deputados candidatos
Eleições 2020 - Deputados candidatos à Prefeitura de Goiânia
Parlamentares estaduais confirmaram candidaturas às eleições de novembro de 2020. Ao todo, 14 deputados foram homologados candidatos. Houve uma desistência. Agora, 13 disputam o pleito.

Como sempre acontece, neste ano, também, 13 deputados estaduais concorrem no pleito municipal como candidatos a prefeito na Capital e em vários municípios goianos. Em Goiânia, cinco parlamentares da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) confirmaram suas pré-candidaturas à Prefeitura da Capital. Irão entrar na disputa: Delegada Adriana Accorsi (PT), Major Araújo (PSL), Talles Barreto (PSDB), Virmondes Cruvinel (Cidadania) e Alysson Lima (Solidariedade). As convenções para homologação das candidaturas encerraram-se na última quarta-feira, dia 16. Quatorze deputados foram definidos candidatos nas convenções partidárias. No entanto, nesta sexta-feira, o deputado Cairo Salim desistiu da candidatura em Aparecida de Goiânia.  Com isso, agora são 13 parlamentares estaduais na disputa por uma prefeitura em Goiás. 

Durante as convenções, confirmaram também suas candidaturas em outras cidades do estado, os parlamentares: do PSDB, Gustavo Sebba, (Catalão), Julio Pina, do PRTB (Senador Canedo), a tucana Lêda Borges (Valparaíso), o democrata Dr. Antonio  (Trindade) e Zé Carapô (Jataí).

Diego Sorgatto (DEM) e Wilde Cambão (PSD) confirmaram suas candidaturas à prefeitura no município de Luziânia. O deputado Antônio Gomide (PT) havia anunciado que não disputaria a Prefeitura de Anápolis este ano por motivos de saúde, mas recuou na decisão e sua candidatura foi confirmada em convenção realizada na noite de quarta-feira, 16. 

O deputado Cairo Salim, do Pros, também havia confirmado candidatura por Aparecida de Goiânia. No entanto, nesta sexta-feira, pela manhã, ele retirou o pleito. O partido declarou apoio à candidatura de Gustavo Mendanha. 

Calendário eleitoral

Confira abaixo como ficam outras datas do calendário eleitoral deste ano:

O prazo final para registro das candidaturas é dia 26 de setembro;

A partir desta data começa o prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;

Após 26 de setembro será iniciada a propaganda eleitoral, que ocorre também na internet;

Já 27 de outubro é o prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;

Primeiro turno: dia 15 de novembro;

Segundo turno: dia 29 de novembro.

Mudança

O primeiro turno das eleições deste ano estava previsto pelo
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o dia 4 de outubro, e o segundo turno em 25 de outubro. Porém, no início de julho, o Congresso Nacional aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que alterou as datas do calendário eleitoral deste ano em razão da pandemia da covid-19. Ficou definido que o primeiro turno será no dia 15 de novembro, e o segundo, em 29 de novembro.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.