Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego lança e-book sobre a presença das mulheres no Legislativo

24 de Novembro de 2020 às 17:00
Crédito:
Alego lança e-book sobre a presença das mulheres no Legislativo
Lançamento do e-book "Mulheres no Legislativo"
O e-book "Mulheres no Legislativo: o legado feminino no Parlamento goiano" será lançado pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira. Trata-se de um projeto que retrata a participação feminina em diferentes momentos históricos da política goiana. Essa primeira edição contém entrevistas com 12 deputadas que já atuaram na Casa. Devido à pandemia, o lançamento será através de uma live pelo Instagram da Assembleia Legislativa.

O lançamento do Volume I do e-book Mulheres no Legislativo será realizado nesta quarta-feira, às 17h.  Em função das restrições decorrentes da pandemia da covid-19, o evento será realizado remotamente, pela plataforma IGTV do perfil da Alego no Instagram (@assembleiago).

Por meio de entrevistas com 12 mulheres que desempenharam a função parlamentar na Alego em diferentes momentos históricos, a publicação oferece um amplo panorama sobre a participação feminina na política goiana. “Reconhecer o papel da mulher no cenário político, especialmente no Parlamento goiano, significa, acima de tudo, respeitar sua trajetória e a importante contribuição feminina para a consolidação do espaço democrático”, escreve o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), na apresentação do e-book.

A live será conduzida pela jornalista Luciana Lima, servidora da Casa e uma das coordenadoras da publicação. Luciana foi responsável também pela reportagem especial “Violência contra a Mulher”, que integra a parte I deste volume. No texto com o qual prefacia a publicação, em conjunto com a jornalista Ana Cristina Krebs, Luciana afirma que as mulheres “ainda encontram muitos desafios, enfrentando, numa sociedade atravessada pelos nefastos e ultrapassados estigmas do patriarcalismo e outros ismos de semelhante natureza, preconceitos e discriminações de diversas ordens. Para superá-los, é preciso, pois, dotar-se de um espírito quase que pedagógico ou até mesmo maternal. E, assim, ensinar, educar os homens para que aprendam a caminhar com elas, juntos, numa fraterna comunhão, que se estende por todas as esferas da coletividade”.  

 

Programação do Lançamento

Durante a live, serão entrevistadas quatro deputadas: a Delegada Adriana Accorsi (PT), que ingressou na Alego em 2015 e permanece na atual legislatura; Denise Carvalho (PC do B), integrante da Casa em três mandatos sucessivos, de 1991 a 2003; Gracilene Batista, que foi suplente pelo PTB e assumiu o mandato de janeiro de 2013 a janeiro de 2014, sendo até o momento a única mulher negra a integrar o Parlamento goiano e Vanuza Valadares, que foi deputada na 16ª Legislatura, de 2007 a 2011 e no último pleito foi eleita prefeita de Porangatu pelo Podemos.

Após as entrevistas, também estão previstos espaços para comentários das ex-deputadas Dária Alves (13ª Legislatura) e Vanda Melo (12ª e 13ª Legislaturas). Na transmissão, a participação do público também será bem-vinda. Basta enviar suas perguntas ou comentários pela própria plataforma. O conteúdo selecionado será repassado às entrevistadas.

 

Mulheres no Legislativo

O projeto “Mulheres no Legislativo” foi criado em março de 2019 por uma iniciativa da Agência Assembleia de Notícias, tendo o seu lançamento ocorrido no dia 12 de abril do mesmo ano. Ele integra um conjunto de comemorações que marcam, tanto no âmbito desta Casa Legislativa quanto ao redor do mundo, o Dia Internacional da Mulher (8 de março). E, com isso, registra também seu justo reconhecimento à luta histórica travada pelos movimentos que clamam, nos quatro cantos do mundo, por mais igualdade e respeito às mulheres na sociedade contemporânea.

A ideia central do projeto vem sendo desenvolvida por meio de uma série de entrevistas realizadas com cada uma das deputadas que cumpriram (ou cumprem) mandato nesta Casa de Leis. Desde a conquista do sufrágio feminino brasileiro, há quase 90 anos, ao todo, apenas 30 mulheres ocuparam cadeiras no Legislativo goiano.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.